Avançar para o conteúdo principal

GT3 Cup, o novo troféu monomarca em Portugal


 GT3 Cup é o nome de um novo troféu monomarca que será, esta época, o grande destaque no panorama das corridas de velocidade em Portugal, ao colocar em pista, sob condições tão inéditas quanto inovadoras para pilotos e equipas, os espetaculares Porsche 997: 450 cv de potência e caixa sequencial de 6 velocidades. O calendário tem cinco provas, uma das quais no circuito espanhol de Jarama, num “tour” que inclui todas as pistas nacionais. A organização está a cargo da P21Motorsport, liderada por José Monroy, num projeto que surge como resultado da parceria estabelecida com o promotor da Porsche GT3 Cup argentina.

Os 20 Porsche 997 GT3 e um vasto stock de peças encontram-se já a caminho de Portugal, onde têm chegada prevista para a próxima semana, sendo que a primeira prova da GT3 Cup foi agendada para o próximo mês de abril, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga. A entrega dos carros aos pilotos inclui um dia de testes (Estoril ou Portimão), com calendarização ainda a definir.

A P21Motorsport propõe aos participantes na GT3 Cup duas modalidades distintas, o aluguer do carro (a MDriving Racing Academy encarrega-se da manutenção e da logística) ou a venda, ficando a cargo do proprietário a manutenção e o transporte para as corridas. De resto, cada piloto terá a sua própria categoria (GD, AM e PRO), havendo uma classificação associada e com pontuação própria. O formato deste troféu monomarca em cada uma das cinco jornadas inclui duas sessões de treinos livres (20 minutos cada), duas qualificações (15 minutos) e duas corridas de 25 minutos. 

“A ideia de avançar com este troféu surgiu no final do ano passado, no decorrer de uma reunião com o promotor da Porsche GT3 Cup argentina. Quanto a mim, surge em boa altura, pois atualmente não há muitas opções aliciantes ao nível das provas de velocidade em Portugal e esta GT3 Cup significa uma excelente oportunidade para competir ao volante de um Porsche 997 com custos bastante acessíveis e controlados, atendendo ao carro que é. Será a primeira competição monomarca em Portugal com os Porsche e acredito, tal como os nossos parceiros, que vai ser alvo de uma boa adesão por parte de equipas e de pilotos graças ao conjunto de condições únicas que lhes são proporcionadas para correr de Porsche. Estamos a trabalhar, também, na internacionalização do troféu e estou confiante que vamos contar com a participação de pilotos oriundos de outros países”, revela José Monroy, responsável da P21Motorsport. 

No âmbito da GT3 Cup, que em cada jornada disporá de uma Tenda VIP no paddock do circuito, estão previstas diversas iniciativas, tanto de carácter social como empresarial, num projeto liderado pela P21Motorsport que tem como parceiros a IMSIM (simuladores virtuais), a MDriving Racing Academy (organização de eventos desportivos e formação de condução), a Pirelli (pneus) e a Q&F, Ldª (componentes racing & performance). 


Calendário da GT3 Cup 

Abril – Circuito de Braga

Maio – Circuito do Estoril

Junho – Circuito de Jarama (Espanha)

Julho – Circuito de Portimão

Setembro – Circuito do Estoril

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu