Avançar para o conteúdo principal

GT3 Cup, o novo troféu monomarca em Portugal


 GT3 Cup é o nome de um novo troféu monomarca que será, esta época, o grande destaque no panorama das corridas de velocidade em Portugal, ao colocar em pista, sob condições tão inéditas quanto inovadoras para pilotos e equipas, os espetaculares Porsche 997: 450 cv de potência e caixa sequencial de 6 velocidades. O calendário tem cinco provas, uma das quais no circuito espanhol de Jarama, num “tour” que inclui todas as pistas nacionais. A organização está a cargo da P21Motorsport, liderada por José Monroy, num projeto que surge como resultado da parceria estabelecida com o promotor da Porsche GT3 Cup argentina.

Os 20 Porsche 997 GT3 e um vasto stock de peças encontram-se já a caminho de Portugal, onde têm chegada prevista para a próxima semana, sendo que a primeira prova da GT3 Cup foi agendada para o próximo mês de abril, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga. A entrega dos carros aos pilotos inclui um dia de testes (Estoril ou Portimão), com calendarização ainda a definir.

A P21Motorsport propõe aos participantes na GT3 Cup duas modalidades distintas, o aluguer do carro (a MDriving Racing Academy encarrega-se da manutenção e da logística) ou a venda, ficando a cargo do proprietário a manutenção e o transporte para as corridas. De resto, cada piloto terá a sua própria categoria (GD, AM e PRO), havendo uma classificação associada e com pontuação própria. O formato deste troféu monomarca em cada uma das cinco jornadas inclui duas sessões de treinos livres (20 minutos cada), duas qualificações (15 minutos) e duas corridas de 25 minutos. 

“A ideia de avançar com este troféu surgiu no final do ano passado, no decorrer de uma reunião com o promotor da Porsche GT3 Cup argentina. Quanto a mim, surge em boa altura, pois atualmente não há muitas opções aliciantes ao nível das provas de velocidade em Portugal e esta GT3 Cup significa uma excelente oportunidade para competir ao volante de um Porsche 997 com custos bastante acessíveis e controlados, atendendo ao carro que é. Será a primeira competição monomarca em Portugal com os Porsche e acredito, tal como os nossos parceiros, que vai ser alvo de uma boa adesão por parte de equipas e de pilotos graças ao conjunto de condições únicas que lhes são proporcionadas para correr de Porsche. Estamos a trabalhar, também, na internacionalização do troféu e estou confiante que vamos contar com a participação de pilotos oriundos de outros países”, revela José Monroy, responsável da P21Motorsport. 

No âmbito da GT3 Cup, que em cada jornada disporá de uma Tenda VIP no paddock do circuito, estão previstas diversas iniciativas, tanto de carácter social como empresarial, num projeto liderado pela P21Motorsport que tem como parceiros a IMSIM (simuladores virtuais), a MDriving Racing Academy (organização de eventos desportivos e formação de condução), a Pirelli (pneus) e a Q&F, Ldª (componentes racing & performance). 


Calendário da GT3 Cup 

Abril – Circuito de Braga

Maio – Circuito do Estoril

Junho – Circuito de Jarama (Espanha)

Julho – Circuito de Portimão

Setembro – Circuito do Estoril

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...