Avançar para o conteúdo principal

Open de Portugal de Velocidade eleva-se a Campeonato de Portugal de Velocidade em 2021


Após a primeira temporada do Open de Portugal de Velocidade by Michelin com organização e promoção da Prime Promotion e do Autódromo Internacional do Algarve, a competição regressa em 2021, mas com novos moldes. De acordo com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e os promotores da competição, a disciplina de topo da velocidade nacional passa a chamar-se CAMPEONATO DE PORTUGAL DE VELOCIDADE. 

Eleva-se, assim, o estatuto da competição tornando-a como o expoente máximo da velocidade em Portugal. Além desta alteração, a competição vai ser organizada em redor do formato já conhecido da temporada passada. Serão mantidos as 12 corridas, sobretudo, para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 e permitir que os pilotos tenham muitas horas de competição, mas condensada em apenas quatro jornadas.

Cada jornada tripla do Campeonato de Portugal de Velocidade terá o seguinte formato. Duas sessões de Treinos Livres com 20 minutos cada; Duas sessões de Treinos Cronometrados com 15 minutos cada; Duas corridas em formato “Sprint” com 20 minutos cada uma e, finalmente, uma corrida com formato “Endurance” com 45 minutos. Contas feitas, serão realizadas oito sessões de treinos livres (2h40m), oito sessões cronometradas (2h) e 12 corridas (8 “Sprint” e 4 “Endurance” num total de 6h de tempo em pista), no total das quatro jornadas marcadas no calendário. Cada equipa pode ser constituída por um ou dois pilotos, sendo que nas equipas com dois pilotos, cada um faz uma corrida “Sprint” e ambos unem-se para a prova “Endurance”.

Serão admitidos no Campeonato de Portugal de Velocidade três categorias de veículos: TCR (caixa DSG ou sequencial), GT4 e GT Cup. Na primeira, serão admitidos carros produzidos até 2021. Na segunda categoria são autorizados carros até 2019. A terceira categoria admite apenas carros produzidos até 2018. Os organizadores e promotores do Campeonato de Portugal de Velocidade tiveram como grande preocupação não sobrecarregar os orçamentos das equipas e oferecer palcos internacionais e de grande mediatismo. Nesse sentido, o calendário proposto inclui quatro jornadas disputadas com o Internacional GT Open, WTCR e European Le Mans Series. Existe a possibilidade da competição deslocar-se ao magnífico traçado espanhol de Valência e ser integrada no Campeonato Espanhol de Resistência (CER). Quer isto dizer que no mês de abril vai até ao Autódromo Internacional do Algarve, em junho demanda a “Bila” com a presença no Circuito de Vila Real. Depois há a possibilidade de ir a Valência em setembro e depois regressar ao Autódromo Internacional do Algarve para o fecho da temporada em outubro. Caso a deslocação a Valência não seja possível, o Campeonato de Portugal de Velocidade cumprirá uma jornada no Autódromo do Estoril no mês de julho. O Campeonato de Portugal de Velocidade, como competição de topo da velocidade nacional, terá várias condições de participação. Entre elas estará uma taxa de inscrição na competição, cuja verba será anunciada posteriormente, valor que incluirá a oferta de um dia completo de testes no Autódromo Internacional do Algarve.

A organização e promoção do Campeonato de Portugal de Velocidade vai apostar forte na comunicação digital e na transmissão das quatro jornadas agendadas para 2021. Nesse sentido, os promotores e organizadores estão em negociações avançadas com um canal de televisão para a transmissão de três das quatro jornadas. A quarta jornada está em negociação. Mas o objetivo da organização e promoção do Campeonato de Portugal de Velocidade é ter transmissão televisiva de toda a competição. Mais detalhes serão revelados nas próximas semanas, sendo certo que a organização e a promoção do Campeonato de Portugal de Velocidades tudo fará para que o topo da velocidade nacional seja uma competição prestigiante com muita luta em pista e camaradagem fora dela, reforçando os laços da “família” da velocidade nacional.

Calendário Provisório: 
 25 de Abril: AIA | GT Open 
25/27 de Junho: Circuito de Vila Real
10/11 de Julho: Circuito Estoril ou 18/19 de Setembro: CER – Valencia
23/24 de Outubro: European Le Mans Series

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu