Avançar para o conteúdo principal

Revelado o Calendário de 2021 da competição Group 1 Portugal

O calendário de 2021 para a competição nacional Group 1 Portugal foi apresentado com algumas novidades no formato das provas e com a inédita visita a dois circuitos espanhóis na mesma época, ao mesmo tempo que os pilotos terão oportunidade de correr em mais provas de endurance, numa competição mais habituada a realizar corridas de sprint. 


A ideia da organização passa por dar mais tempo em pista em cada evento a todos os participantes. Com esta particularidade, onde as equipas do Group 1 Portugal passam a ter duas provas de 40 minutos cada, há maior possibilidade de partilhar o veículo, como também os custos inerentes. 

Com o patrocínio da Atomic Shop Portugal, o Group 1 arranca no fim-de-semana de 01e 02 de Maio no Autódromo do Algarve, para duas corridas de 40 minutos, cada uma a contemplar a troca de pilotos, num fim-de-semana onde se espera que já esteja um tempo ameno, com a sempre fantástica meteorologia de Portimão a ajudar.


Cerca de um mês depois, o Group 1 Portugal visita o popular evento Jarama Classic a 05/06 Junho. O regresso ao sinuoso circuito madrileno é sempre do agrado dos pilotos e assenta que nem uma luva aos clássicos desta competição. O circuito com mais de 50 anos, é um dos poucos traçados que ainda não sofreu alterações desde a sua fundação. Aqui podem surgir sempre surpresas na classificação, já que os pilotos têm um menor conhecimento do circuito. O formato será novamente de duas corridas de 40 minutos para que o valor da deslocação possa ser mais facilmente diluído pelos 2 possíveis pilotos. 


No verão, o Autódromo do Estoril volta a ser palco para o Group 1 no fim-de-semana de 10 e 11 de Julho. Aqui, o formato de corrida volta a ser de sprint, com duas corridas de 20minutos. Neste caso, cada piloto pode fazer uma corrida e será também onde deverá existir mais equilíbrio no pelotão, já que o conhecimento da pista tem sempre influência.


As "ferias grandes” do Group 1 Portugal vão, então, durar até ao fim-de-semana de 06 e 07 de Novembro, altura em que o pelotão fará a segunda deslocação a território Espanhol e numa altura em que se espera que já possa existir público nas bancadas. Jerez de la Frontera é agora o destino, com o circuito a querer compensar a data tardia ajudando à deslocação ao sul da Península com condições financeiras para as equipas muito atrativas. Aqui regressa o formato mais longo das provas, com duas corridas de 40 minutos no excelente traçado Andaluz, que permite, mais uma vez, a divisão de custos entre dois pilotos.


A época de 2021 irá terminar com a tradicional prova de resistência dos 250Km do Estoril a 20 e 21 de Novembro. A grande tirada de resistência no final da temporada, onde podem participar entre 1 a 4 pilotos., já nos habituou a ser uma prova cheia de emoções, onde as agruras e a felicidade se misturam no mesmo palco, mas onde a estratégia e o trabalho de equipa é sempre fundamental. Nos últimos anos, temos assistido a provas com vários líderes e desfechos definidos nas últimas voltas, colocando sempre em dúvida quem vê a bandeirada de xadrez numa prova de cerca de duas horas.


No entanto, antes da época começar, será organizado um dia de Testes, no dia 13 de Março, para que máquinas e pilotos possam começar a ajustar-se à nova época e onde é sempre possível ver as equipas convidarem possíveis parceiros para a nova época, ou aproveitar o tempo total do dia de testes para desenferrujar depois deste longo período de paragem. Nestes dias é sempre bom para quem procura um lugar neste campeonato, pois pode "casar" com alguma equipa que procure um piloto para realizar a época.


Diogo Ferrão, responsável da Race Ready e promotor do Group 1 Portugal, referiu que "chegamos à 9ª temporada do Group 1! Apesar de Clássicos, existem muitos projetos que vão sendo afinados ao longo dos anos e contamos com mais de 100 automóveis diferentes, preparados segundo o nosso regulamento, que permite um preço/performance/fiabilidade inigualável. Depois de um 2020 morno, onde alguns projetos foram adiados e com equipas que acabaram por participar pouco devido à pandemia, acreditamos que estes novos ingredientes e uma “fome de pista”, depois de um ano de “seca”, serão fatores importantes para um 2021 ao nível de 2019, com grelhas muito bem compostas."


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...