Avançar para o conteúdo principal

Revelado o Calendário de 2021 da competição Group 1 Portugal

O calendário de 2021 para a competição nacional Group 1 Portugal foi apresentado com algumas novidades no formato das provas e com a inédita visita a dois circuitos espanhóis na mesma época, ao mesmo tempo que os pilotos terão oportunidade de correr em mais provas de endurance, numa competição mais habituada a realizar corridas de sprint. 


A ideia da organização passa por dar mais tempo em pista em cada evento a todos os participantes. Com esta particularidade, onde as equipas do Group 1 Portugal passam a ter duas provas de 40 minutos cada, há maior possibilidade de partilhar o veículo, como também os custos inerentes. 

Com o patrocínio da Atomic Shop Portugal, o Group 1 arranca no fim-de-semana de 01e 02 de Maio no Autódromo do Algarve, para duas corridas de 40 minutos, cada uma a contemplar a troca de pilotos, num fim-de-semana onde se espera que já esteja um tempo ameno, com a sempre fantástica meteorologia de Portimão a ajudar.


Cerca de um mês depois, o Group 1 Portugal visita o popular evento Jarama Classic a 05/06 Junho. O regresso ao sinuoso circuito madrileno é sempre do agrado dos pilotos e assenta que nem uma luva aos clássicos desta competição. O circuito com mais de 50 anos, é um dos poucos traçados que ainda não sofreu alterações desde a sua fundação. Aqui podem surgir sempre surpresas na classificação, já que os pilotos têm um menor conhecimento do circuito. O formato será novamente de duas corridas de 40 minutos para que o valor da deslocação possa ser mais facilmente diluído pelos 2 possíveis pilotos. 


No verão, o Autódromo do Estoril volta a ser palco para o Group 1 no fim-de-semana de 10 e 11 de Julho. Aqui, o formato de corrida volta a ser de sprint, com duas corridas de 20minutos. Neste caso, cada piloto pode fazer uma corrida e será também onde deverá existir mais equilíbrio no pelotão, já que o conhecimento da pista tem sempre influência.


As "ferias grandes” do Group 1 Portugal vão, então, durar até ao fim-de-semana de 06 e 07 de Novembro, altura em que o pelotão fará a segunda deslocação a território Espanhol e numa altura em que se espera que já possa existir público nas bancadas. Jerez de la Frontera é agora o destino, com o circuito a querer compensar a data tardia ajudando à deslocação ao sul da Península com condições financeiras para as equipas muito atrativas. Aqui regressa o formato mais longo das provas, com duas corridas de 40 minutos no excelente traçado Andaluz, que permite, mais uma vez, a divisão de custos entre dois pilotos.


A época de 2021 irá terminar com a tradicional prova de resistência dos 250Km do Estoril a 20 e 21 de Novembro. A grande tirada de resistência no final da temporada, onde podem participar entre 1 a 4 pilotos., já nos habituou a ser uma prova cheia de emoções, onde as agruras e a felicidade se misturam no mesmo palco, mas onde a estratégia e o trabalho de equipa é sempre fundamental. Nos últimos anos, temos assistido a provas com vários líderes e desfechos definidos nas últimas voltas, colocando sempre em dúvida quem vê a bandeirada de xadrez numa prova de cerca de duas horas.


No entanto, antes da época começar, será organizado um dia de Testes, no dia 13 de Março, para que máquinas e pilotos possam começar a ajustar-se à nova época e onde é sempre possível ver as equipas convidarem possíveis parceiros para a nova época, ou aproveitar o tempo total do dia de testes para desenferrujar depois deste longo período de paragem. Nestes dias é sempre bom para quem procura um lugar neste campeonato, pois pode "casar" com alguma equipa que procure um piloto para realizar a época.


Diogo Ferrão, responsável da Race Ready e promotor do Group 1 Portugal, referiu que "chegamos à 9ª temporada do Group 1! Apesar de Clássicos, existem muitos projetos que vão sendo afinados ao longo dos anos e contamos com mais de 100 automóveis diferentes, preparados segundo o nosso regulamento, que permite um preço/performance/fiabilidade inigualável. Depois de um 2020 morno, onde alguns projetos foram adiados e com equipas que acabaram por participar pouco devido à pandemia, acreditamos que estes novos ingredientes e uma “fome de pista”, depois de um ano de “seca”, serão fatores importantes para um 2021 ao nível de 2019, com grelhas muito bem compostas."


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu