Avançar para o conteúdo principal

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR


Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico. 

O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado.

“Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional, mas sem grandes custos de deslocação adicionais, uma vez que cada fim de semana de corridas será de apenas dois dias, ao contrário do que sucede em campeonatos europeus de referência das mesmas categorias”, explica Diogo Ferrão, responsável da Race Ready e promotor da GT4 South European Series. 

Duas das principais categorias (GT4 e TCR) de veículos de competição em circuito na europa passam, deste modo, a ter um campeonato conjunto na Península Ibérica, embora com classificações separadas. Recorde-se que em dezembro último, na corrida realizada no circuito de Jerez de La Frontera, pontuável no Campeonato Regional da Andaluzia foi possível, com ambas as categorias, apresentar uma grelha com mais de 15 carros…

“Depois de assistirmos à corrida de Jerez, eu e o Diogo Ferrão constatámos que a mesma tinha sido extraordinária do ponto de vista competitivo. Tanto as equipas como os pilotos revelaram andamentos muito similares e vimos que havia ali um grande potencial para a criação de um campeonato com estas duas categorias e que mantivesse uma regulamentação técnica controlada internacionalmente. E foi, então, que começámos a trabalhar, no sentido de passar da teoria à prática”, refere, por seu turno, Paulo Ferreira, promotor do TCR Europa. 

A nível de veículos haverá, em ambas as categorias, um leque alargado de diferentes modelos referenciados pelos espetadores e que fazem as delícias de condução dos pilotos. Mas há ainda outros aspetos relevantes para o sucesso do SUPERCARS Endurance: 

 - Exotismo de carros exuberantes e do agrado do público

- Baixo custo de manutenção

- Plataforma regulamentar estável

- Igualdade técnica

- BOP (Balance of Performance) de referência

O formato competitivo do SUPERCARS Endurance está desenhado em moldes idênticos aos de provas internacionais desta amplitude e dimensão. A possibilidade de partilhar a condução do carro por 2 pilotos, permite que um gentlemen driver possa dividir as provas com um colega ou com um coach, que lhe permita ir evoluindo a sua condução.

- Duas sessões de Treinos Livres de 20 minutos

- Duas sessões de Qualificação de 15 minutos

- Duas corridas com a duração de 45 minutos

- Um ou dois pilotos por viatura 


 SUPERCARS ENDURANCE 2021

01/02 maio – Circuito de Portimão*

05/06 junho – Circuito de Jarama

10/11 julho – Circuito do Estoril

25/26 setembro – Circuito de Valência

06/07 novembro – Circuito de Jerez de La Frontera

*A data poderá sofrer alteração caso o Mundial de F.1 confirme a realização do GP de Portugal


Para mais informações contactar:
gt4@raceready.pt
+351 917 515 665
info@tcr-iberico.com
+351 917 541 723

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...