Avançar para o conteúdo principal

Troféu C1 com o calendário mais desafiante de sempre e com os custos ainda mais controlados

A caminho da sua 3ª edição, o Troféu C1 que se tem destacado pelas suas numerosas grelhas de partida e equilíbrio técnico, apresentou um calendário cheio de surpresas e desafios para os seus participantes. 

 Foi um desafio para a Motor Sponsor desenhar um calendário que, ao mesmo tempo que apresenta uma redução de custos para as equipas, torna-se também mais atrativo, misturando de tudo um pouco: endurance, corridas com sunset, corridas com condução noturna, uma taça europeia e um mix de sprint com endurance para fechar. 

 Com programas de um dia só, de forma a reduzir os custos logísticos das Equipas, o calendário de 3 provas do Troféu C1 2021 continua a oferecer muito tempo de pista: 

1 – Braga – 24 de Abril – 6 horas Programa todo disputado no sábado com uma sessão de treinos cronometrados de 2 horas e uma corrida de 6 horas que irá terminar às 20h00, quando o sol já estará quase a desaparecer, criando um momento mágico típico das corridas de endurance. 

 2 – Algarve – 28 de Agosto – 6 horas ou 12 horas Programa todo disputado no sábado com uma sessão de treinos cronometrados de 2 horas. Será organizada uma taça Europeia, C1 Eurocup, que terá uma corrida de 12 horas. O Troféu C1 estará inserido nesta corrida, sendo que para as contas do troféu contam as 6 primeiras horas. As Equipas que queiram, podem continuar na corrida e fazer o total das 12 horas, concorrendo assim também para a C1 Eurocup. 

3 – Braga – 13 de Novembro – 6 x 1 hora Programa disputado no sábado, com uma sessão de treinos cronometrados de 1 hora e 6 corridas de 1 hora, onde o resultado final é o somatório dos resultados das seis corridas. 

Esta proposta já tinha sido feita em 2020 e muito bem aceite. Não se realizou devido às restrições da pandemia. Aqui também existe uma boa notícia: os líderes da Motor Sponsor, André Marques, e do CAMI, Nuno Loureiro, chegaram a um entendimento, enterrando o litígio que existia relativo à primeira prova do Troféu C1 em 2019. Desta forma, a organização da primeira e terceira provas de 2021 estarão a cargo do CAMI. 
A cronometragem será feita pela Cronobandeira ou Eternytime que, juntamento com o CAMI, têm feito todas as provas no Circuito Vasco Sameiro sem qualquer tipo de problema. 

 André Marques da Organização explica como foi o processo de construção deste calendário:
“Desde o começo do Troféu C1 que estamos muito atentos às sugestões das equipas que, uma vez mais, estiveram connosco e participaram no projeto do calendário de 2021. Pediram-nos novos desafios, sem esquecer o espírito endurance que está nos genes do Troféu C1 e redução de custos. Também tivemos de ter em conta que tínhamos em falta uma corrida em Braga, visto que o ano passado fomos impedidos pelas restrições da pandemia. Com tantos ingredientes, o resultado final é ótimo e do agrado da grande maioria”
.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...