Avançar para o conteúdo principal

Vítor Pascoal ambiciona repetir o maior sucesso da carreira em 2021


O piloto de ralis, Vítor Pascoal, já definiu os objetivos para 2021: repetir as duas vitórias da época passada. Em 2020, venceu com o seu Porsche 991 GT3 Cup, lubrificado com os óleos de alta performance TITAN da FUCHS, o Campeonato de Portugal de Ralis GT e o Campeonato de Portugal de Montanha GT

. O especial desta dupla vitória foi que o piloto do Baião Rally Team correu pela primeira vez nas rampas. Antes só tinha participado numa única prova de montanha, na rampa do Caramulo, «para ver onde me situava. Nunca tinha feito montanha e achei interessante», diz Vítor Pascoal e explica: «Na montanha é tudo feito em dois, três minutos, não pode haver nenhum erro. No rali há muito mais improviso porque nós numa curva não sabemos se vai haver areia, se vai haver água, na montanha não, é tudo muito limpinho, as trajetórias são muito bem desenhadas. No rali posso cometer um erro numa curva e depois tenho 15, 20 quilómetros para recuperar. Na montanha são trajetos muito pequenos de 3, 4 quilómetros. Qualquer erro numa curva, sei que dificilmente ainda vou fazer o melhor tempo. Na montanha, a concentração não pode falhar.» 

Para além das exigências muito diferentes das duas provas, é um desafio conseguir conciliar os dois campeonatos, já que muitas provas decorrem nos mesmos fins de semana. Apesar das várias corridas canceladas, o tricampeão nacional de ralis GT realizou em 2020, com o seu copiloto Ricardo Faria, cinco provas de rali e três de montanha – sempre apoiado pela FUCHS que o patrocina desde 2014. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...