Avançar para o conteúdo principal

Daniel Nunes/Nuno Mota Ribeiro em estreia absoluta com o Ford Fiesta Rally3 em Portugal


O Campeonato de Portugal de Ralis está de regresso, já este fim-de-semana, com o Rali Terras d’Aboboreira, prova disputada em pisos de terra e com organização do Clube Automóvel de Amarante.

A jornada de arranque da temporada 2021 conta com uma novidade de peso, que passa pela estreia no nosso país do novíssimo Ford Fiesta Rally3 da equipa INSIDE Motor, pela mão da dupla Campeã Nacional de duas Rodas Motrizes em 2020, Daniel Nunes/Nuno Mota Ribeiro e que marca também o regresso da Ford aos ralis nacionais, cujo apoio é basilar num projeto em que o novo Fiesta surge como figura de topo.

Este novo carro representa, acima de tudo, mais um degrau na evolução do piloto de Sintra, que tem vindo paulatinamente a cimentar a sua carreira nos ralis nacionais, sendo que, desta feita, a mesma representa também um exigente desafio.

 Apesar da pouca quilometragem de testes realizada - pouco mais de 60 quilómetros – o piloto teve oportunidade de começar a ambientar-se a um carro radicalmente diferente do que estava habituado. O trabalho até agora realizado, num muito curto espaço de tempo, revelou, desde logo, alguns pontos que deixaram a dupla impressionada pela positiva: “a capacidade de tração e o motor terão sido as áreas que mais me marcaram no primeiro contacto com o Ford Fiesta Rally3. Por outro lado, a facilidade com que me ambientei, o modo como consegui de imediato impor um ritmo e fazer alguns acertos deixou-se muito satisfeito. Acho que temos em mãos um excelente base, com um potencial de desenvolvimento enorme, e que agora necessitamos de trabalhar,” esclareceu o piloto.

Ainda relativamente ao Ford Fiesta Rally3, Daniel Nunes acrescenta que “as referências anteriores que tinha não se comparam, de forma alguma, com esta nova realidade. Este Fiesta Rally3 está inserido numa nova categoria em que as referências são nulas, todavia, acho que o patamar subiu bastante: trata-se um carro de tração integral, com um pouco mais de 200 cavalos de potência, cujo motor tem como base um 1.5 Ecoboost de três cilindros da Ford. O trabalho que a M-Sport fez no desenvolvimento é... brutal! A capacidade de inserção em curva, a travagem e a saída em potência são incríveis!” 

Os bons sinais já retirados fazem com que Daniel Nunes encare de forma positiva esta estreia a norte, ainda para mais num rali que é muito do seu agrado: “apesar de algumas reservas, porque estamos numa fase em que temos tudo para aprender, acho que este rali será o palco ideal para estrear o novo Fiesta. Talvez esteja a ser demasiado ambicioso ou até otimista, mas a minha aposta é, mesmo com uma lista de inscritos recheada de carros da categoria Rally2, entrar, no “top 6”. Julgo que este é um objetivo que podemos alcançar e é com ele em mente que nos vamos apresentar em Amarante. Estou confiante não apenas no carro, mas também na equipa INSIDE Motor, que tem trabalhado de forma abnegada para que tudo corra pelo melhor. Acima de tudo quero iniciar este campeonato da melhor forma e voltar a colocar um Ford nos lugares de topo da classificação.”

O Rali Terras d’Aboboreira, vai contar com sete especiais divididas por dois dias: sexta-feira, dia 30 de abril, terá lugar o Qualyfing/Shakedown, pelas 8h30, seguindo-se, já de tarde, uma dupla passagem pela especial de Amarante Natureza Criativa (15h50 e 17h35). O dia de Sábado, inicia-se com a primeira passagem por Marão às 10h05, Baião Vida Natural pelas 11h00, Marão 2 às 12h45, Aboboreira 1 às 15h40 e Aboboreira 2 às 18h20.

A dupla Daniel Nunes/Nuno Mota Ribeiro conta com um apoio da Ford Lusitana (filial da marca de Detroit em Portugal), tendo o Ford Fiesta Rally3 sido construído e desenvolvido pela M-Sport, entidade com um vastíssimo currículo na competição a nível mundial, estrutura liderada pelo ex-piloto de ralis Malcolm Wilson. A preparação e assistência está a cargo da equipa INSIDE Motor, proprietária do carro e comandada pelos experientes Vitor Calisto e Joaquim Batalha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu