Avançar para o conteúdo principal

Kiko Maria em prova de superação no Estoril


Após 15 meses de ausência, Kiko Maria cumpre objetivo e cumpre, em pleno Autódromo do Estoril, as primeiras voltas no Campeonato da Europa de Velocidade (FIM CEV Moto 2), a antecâmara do Mundial de velocidade. Numa estratégia de risco mínimo, a jovem esperança do motociclismo português recolheu às boxes após 14 voltas. “Tínhamos decidido com a equipa que iríamos parar se me sentisse no limite. Não fazia sentido correr qualquer risco e comprometer o trabalho realizado”.

Kiko Maria, o piloto português que está na antecâmera do MotoGP, fez hoje uma enorme prova de superação, em pleno Autódromo do Estoril. A jovem esperança de 17 anos cumpriu 14 voltas na primeira corrida do Campeonato da Europa de Velocidade (FIM CEV Moto 2), confirmando assim o seu regresso à competição, após 15 meses de ausência por lesão. Depois da grande vitória assumida na véspera, ao conseguir qualificar-se para as duas corridas deste domingo, o objetivo de prosseguir a sua recuperação em pista, numa estratégia de risco mínimo, foi mais uma vez alcançado.

“Não existe treino que possa substituir a experiência da corrida. Estou a redescobrir músculos que já nem lembrava que existiam; estou a redescobrir o meu ritmo através da dor, mas é uma dor boa, reconfortante, porque significa que estou em pista. E essa é a minha grande satisfação: sentir que posso recuperar em competição, para mais numa moto e categoria novas, e ao lado de grandes pilotos que, como eu, estão a trabalhar para chegar ao MotoGP”, começou por afirmar Kiko Maria. “Sabíamos que a corrida ia ser especialmente difícil, por todo o esforço físico e tensão que implica. Mas mesmo aí rodámos 14 voltas, quando em todo o fim-de-semana não tinha feito mais de cinco voltas lançadas. Tínhamos decidido com a equipa que iríamos parar se me sentisse no limite. Não fazia sentido correr qualquer risco e comprometer o trabalho realizado; e por isso não entrámos também na corrida da tarde. O trabalho possível este fim-de-semana estava feito”.

Kiko Maria e a equipa Leopard Galp Junior Team adotaram uma estratégia cautelosa durante todo o fim-de-semana, com o objetivo de precaver qualquer contratempo. Na segunda sessão live de sexta-feira, por exemplo, o piloto nem chegou a rodar, devido à forte precipitação e às condições perigosas da pista. O foco estava na qualificação de sábado e em conquistar o direito de voltar à pista, neste domingo, para aí cumprir as voltas possíveis. E assim foi. “A qualificação para as corridas foi uma das vitórias do fim-de-semana. Sempre sem arriscar, e com a moto numa configuração sempre muito conservadora, percebemos onde já podemos rodar. Recuperámos tempo em cada saída para a pista e esse é o princípio que nos orienta o futuro imediato: encarar as próximas corridas passo a passo, com serenidade, sem riscos, em busca do tempo e dos segundos perdidos”, prosseguiu Kiko Maria, encerrando depois: “Foi um fim-de-semana tão duro quanto extraordinário. Rodámos o máximo em pista, com toda a cautela, a tentar aproveitar cada volta para recuperar ritmo e o endurance. Cumprimos esse objetivo, confirmando mais um passo muito importante neste regresso após 15 meses. Recuperar em plena competição é o melhor programa possível. Sentir que posso estar aqui deixa-me muito satisfeito!”.

Agora focado em prosseguir o trabalho de recuperação fora da pista, com o apoio da Fisiogaspar, Kiko Maria tem nova etapa do FIM CEV Moto 2 marcada para o segundo fim-de-semana de Maio, em Valência. “A estratégia mantém-se. O objetivo é continuar a dar bons passos na recuperação, acumulando voltas em pista e baixando tempo volta a após volta. Quero muito dar o melhor seguimento ao trabalho de todos aqueles que me têm apoiado, nomeadamente a minha família, os patrocinadores, a equipa e todos os médicos e fisioterapeutas. Sei por que razão estou aqui. Por isso quero fazer o melhor e continuar a ter a oportunidade de agradecer-lhes”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...