Avançar para o conteúdo principal

Vitória italo-sueco num arranque de época com as quatro estações do ano


Dia duro, mas muito emocionante e disputado para todo o pelotão do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross by Diatosta, com a chuva a ser a protagonista da manhã e a levar a alterações no programa competitivo. Contudo, o despontar do sol por volta das 13 horas, o trabalho de recuperação da pista por parte do Clube Automóvel de Lousada e a alteração do programa competitivo ajudaram a minimizar os atrasos e oferecer assim um domingo ainda mais emocionante numa pista que se revelou muito exigente, onde se passou mesmo da lama ao pó... e de novo à chuva, passageira, e piso molhado mesmo ao cair do pano.

Condições climatéricas de altos e baixos que em nada prejudicaram as emoções da Supercar nesta primeira corrida da época de 2021 do Campeonato de Portugal de Ralicross by Diatosta. Oscar Ortfeldt, com o seu Ford Fiesta, não deu grandes hipóteses e com uma partida canhão assumiu a liderança ainda antes da primeira curva para não mais a perder. Mas se na frente tudo se decidiu cedo, o mesmo não se pode dizer em relação às restantes posições do pódio. Joaquim Santos, que assumiu a segunda posição à partida, acabou por ficar sem a suspensão traseira esquerda no Ford Fiesta, mas nem por isso desistiu e acabou por terminar em terceiro. O piloto da Bompiso, apesar das dificuldades, não venceu fácil o segundo posto final ao Campeão Nacional José Lameiro, que acabou por salvar o que foi um fim-de-semana muito complicado aos comandos do seu Skoda Fábia.Quem também teve problemas foi João Novo. O piloto do Peugeot 206 fez a primeira metade da Final em segundo, mas problemas mecânicos acabaram por ditar a quarta posição.

Na sempre muito competitiva e concorrida Super 1.600, João Ribeiro (Skoda Fabia), o único dos três primeiros após as quatro corridas de Qualificação a passar à Final, foi o grande vencedor de uma corrida em que o segundo posto ficou a cargo do seu irmão Hélder Ribeiro (Citroën Saxo). Uma dobradinha para o clã Ribeiro conseguida graças à estratégia de Hélder que optou por fazer a Joker Lap no final da corrida, quatro voltas depois de Jorge Machado (Citroën C2), que lhe estava a servir de travão.

Bastante disputada foi a Final do Nacional 1.6, com Pedro Tiago (Citroën Saxo) a voltar a ser o mais forte, mas por meros 0,3s de margem sobre André Ferreira. O piloto do Peugeot 106 chegou à Final em terceiro, mas com um bom ritmo e boa estratégia, logrou o intermédio do pódio, à frente de Leandro Macedo que, ao optar pela Joker Lap na última volta, acabou por ter de se contentar com o terceiro lugar com o seu Citroën Saxo.

Complicada foi a vida dos homens do Nacional 2RM, com a chuva a manter a tradição lousadense e a voltar a marcar presença ao final dia, precisamente no momento em que a grelha de partida para a Final já estava alinhada. Ainda assim, e apesar de uma advertência devido a um toque com Adão Pinto (Opel Astra), Clemo Guicho foi quem melhor lidou com as condições climatéricas e acabou por levar o Renault Clio à vitória. Atrás dele, a pouco mais de três segundos, terminou Luís Carvalho (Peugeot 206) e Rafael Gomes (Citroën AX). Já Pinto, acabou por não concluir a prova no que foi um desfecho inglório depois de ter liderado o fim-de-semana até ao momento do abandono.

Enquanto isso, na competição reservada aos mais jovens do Ralicross, os Iniciados, o triunfo final foi, sem surpresa, para Rafael Rêgo. O jovem piloto do Citroën Saxo não fez por menos e, depois de garantir três vitórias nas qualificaçõese um segundo lugar (descartado por ser o pior resultado), cruzou a linha de meta com uma margem de 7 segundos para Guilherme Nunes (Peugeot 106) e Rafael Rêgo (Citroën Saxo), que chegaram à final nas segunda e terceira posições, respectivamente.

Já nos Kartcross, a única competição a contar com uma grelha de 14 pilotos na Final, as emoções foram fortes de início ao fim das sete voltas, com vários toques e alguns pilotos a ficarem pelo caminho. Algo que não se pode dizer de Alexandre Borges. Líder após as corridas de Qualificação e segundo na Meia Final A, o piloto do Semog Bravo teve alguma oposição de Luís Almeida que, ao terminar a cerca de cinco décimos de segundo da frente, acabou por dar a dobradinha à Semog. No mais baixo do pódio ficou Rui Nunes com o seu LBS RX01.

E, como não podia deixar de ser, o programa contou ainda com o novo Troféu Júnior Kartcross. A competição reservada a jovens dos 13 aos 16 foi precisamente a abriu as hostilidades no que toca às tão desejadas finais. Dando continuidade às prestações das qualificações, Hugo Bueno (Kincar 600) voltou a apresentar um ritmo fortíssimo para levar de vencida a primeira das cinco jornadas desta competição sem grande dificuldade, ao bater a compatriota espanhola Yésica Santalla (LBS RX01) por mais de seis segundos, enquanto o mais baixo do pódio ficou nas mãos de Luís Quintana (LBS RX01). Um desfecho que acaba por espelhar bem o que se passou ao longo dos dois de prova.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu