Avançar para o conteúdo principal

Carreras Los 80 com qualificação de cortar a respiração


Circuito de Portimão, sol esplendoroso, veículos icónicos estavam reunidas as condições para um dia perfeito. As Carreras Los 80 chegaram a Portugal na sexta feira logo após o relógio começar a dar a segunda volta. As duas dezenas de equipas começaram a instalar-se nos seus lugares de Paddock. Assim que os carros começaram a ser descarregados dos seus transportes, a certeza de que seria um sucesso foi obtida. Com variadas categorias esta competição trouxe até solo lusitano aqueles bólides que nos anos 80 e 90 fizeram maravilhas aos aficionados do desporto automóvel.

Faltavam poucos minutos para as 15 horas quando o semáforo do Pit Lane algarvio passou a verde, autorizando os 22 concorrentes a percorrerem as desafiantes curvas do traçado de Portimão em busca do melhor tempo que ditaria as grelhas de partida para as corridas de 40 minutos do dia seguinte.

Nos T1400 em Fiat Punto, a dupla Rui Silva e Marco M. Pinto superiorizaram-se ao seu direto adversário Tiago Lindo, em carro igual, conquistando assim a liderança da categoria. No entanto já no fim da sessão um problema mecânico ditou a sorte da dupla, dando assim por terminado o seu fim de semana.

Na categoria GR2, o BMW 323i de Jorge Cruz foi o mais veloz seguido da dupla José Filipe Nogueira – Campos Ferreira em Ford Escort MKI. No terceiro posto surge Paulo Duarte em VW Golf MKI.

Falemos agora da categoria dos belíssimos carros que tripulam a categoria GTCOPA. O mais rápido nesta sessão de qualificação foi Paulo Vieira num BMW M3 E36 que foi seguido de perto por Piero dal Maso no seu sempre incrível Porsche 964RS. Estes dois terminaram a sessão de qualificação separados apenas por 14 centésimas e partirão para as duas corridas na linha da frente do pelotão. Vindo de terras espanholas e assistido pela Eficar Team, Teodosio Perez colocou o seu BMW M3 E36 na terceira posição da Categoria.

Numa Categoria dedicada aos TMAX a disputa da volta mais rápida foi a dupla familiar pai e filho e os irmãos Garcial a discutirem volta após volta quem partiria mais à frente. No fim foram os Sousa em BMW 635 CSI a levarem a melhor sobre os seus adversários em montada identica. Quem também não quis ficar de fora desta luta foi a dupla espanhola, tomas Moreno e Oscar Bartol que procuraram levar ao limite o seu espetacular Mercedes 190.

Na categoria INV, foram os irmãos Monteiro a levarem a melhor sobre Luís Palhão. A dupla assistida pela Monteiros Competição levou o seu Volvo 850 a assinar o melhor tempo da categoria deixando o BMW 328i E36 no segundo posto.

No domingo este plantel de luxo terá que enfrentar dois desafios de 40 minutos. Para além do desafio acrescido que é o traçado do AIA ainda é esperada chuva. As Carreras Los 80 inaugurará o dia com a primeira corrida a ter partida às 09H00 e a corrida 2 a ter inicio às 14h55.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...