Avançar para o conteúdo principal

Carreras Los 80 com qualificação de cortar a respiração


Circuito de Portimão, sol esplendoroso, veículos icónicos estavam reunidas as condições para um dia perfeito. As Carreras Los 80 chegaram a Portugal na sexta feira logo após o relógio começar a dar a segunda volta. As duas dezenas de equipas começaram a instalar-se nos seus lugares de Paddock. Assim que os carros começaram a ser descarregados dos seus transportes, a certeza de que seria um sucesso foi obtida. Com variadas categorias esta competição trouxe até solo lusitano aqueles bólides que nos anos 80 e 90 fizeram maravilhas aos aficionados do desporto automóvel.

Faltavam poucos minutos para as 15 horas quando o semáforo do Pit Lane algarvio passou a verde, autorizando os 22 concorrentes a percorrerem as desafiantes curvas do traçado de Portimão em busca do melhor tempo que ditaria as grelhas de partida para as corridas de 40 minutos do dia seguinte.

Nos T1400 em Fiat Punto, a dupla Rui Silva e Marco M. Pinto superiorizaram-se ao seu direto adversário Tiago Lindo, em carro igual, conquistando assim a liderança da categoria. No entanto já no fim da sessão um problema mecânico ditou a sorte da dupla, dando assim por terminado o seu fim de semana.

Na categoria GR2, o BMW 323i de Jorge Cruz foi o mais veloz seguido da dupla José Filipe Nogueira – Campos Ferreira em Ford Escort MKI. No terceiro posto surge Paulo Duarte em VW Golf MKI.

Falemos agora da categoria dos belíssimos carros que tripulam a categoria GTCOPA. O mais rápido nesta sessão de qualificação foi Paulo Vieira num BMW M3 E36 que foi seguido de perto por Piero dal Maso no seu sempre incrível Porsche 964RS. Estes dois terminaram a sessão de qualificação separados apenas por 14 centésimas e partirão para as duas corridas na linha da frente do pelotão. Vindo de terras espanholas e assistido pela Eficar Team, Teodosio Perez colocou o seu BMW M3 E36 na terceira posição da Categoria.

Numa Categoria dedicada aos TMAX a disputa da volta mais rápida foi a dupla familiar pai e filho e os irmãos Garcial a discutirem volta após volta quem partiria mais à frente. No fim foram os Sousa em BMW 635 CSI a levarem a melhor sobre os seus adversários em montada identica. Quem também não quis ficar de fora desta luta foi a dupla espanhola, tomas Moreno e Oscar Bartol que procuraram levar ao limite o seu espetacular Mercedes 190.

Na categoria INV, foram os irmãos Monteiro a levarem a melhor sobre Luís Palhão. A dupla assistida pela Monteiros Competição levou o seu Volvo 850 a assinar o melhor tempo da categoria deixando o BMW 328i E36 no segundo posto.

No domingo este plantel de luxo terá que enfrentar dois desafios de 40 minutos. Para além do desafio acrescido que é o traçado do AIA ainda é esperada chuva. As Carreras Los 80 inaugurará o dia com a primeira corrida a ter partida às 09H00 e a corrida 2 a ter inicio às 14h55.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu