Avançar para o conteúdo principal

Campeonato de Portugal de Karting KIA prossegue em Baltar com 84 inscritos


O Campeonato de Portugal de Karting KIA tem a terceira jornada dupla agendada para o próximo fim de semana e realizar-se-á no Kartódromo de Baltar, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM). À semelhança das provas de Viana do Castelo e de Leiria, o traçado localizado no concelho de Paredes também vai receber mais de 80 pilotos.

É a terceira vez consecutiva que o Campeonato de Portugal de Karting KIA 2021 apresenta uma lista de inscritos que ultrapassa as oito dezenas de pilotos: 84 para sermos mais precisos. Se nas duas rondas anteriores, disputadas em Viana do Castelo e Leiria, assistimos a corridas espetaculares, na terceira jornada dupla, em Baltar, as expetativas são as mesmas em seis categorias distintas, nomeadamente na Iniciação, na Cadete 4T, na X30 Mini, na Júnior, na X30 (que incluiu a classe Master) e na X30 Super Shifter (que conta com as classes Sénior, Master e Gentleman).

No que diz respeito à classificação geral de cada categoria, Martim Gomes está no comando da categoria Iniciação com 130,5 pontos, seguindo-se Lourenço Antunes (128,5), Guilherme Santos (103) e Vicente Correia (102), respetivamente. Na categoria Cadete 4T, Lourenço Rocha é o líder com 156 pontos, enquanto Francisco Oliveira (109,5), Guilherme Morgado (105), Francisco Correia (81) e Leonor Rocha (76) estão, respetivamente, no top-5.

Na categoria X30 Mini, Martim Marques está na liderança com 122 pontos, Martim Meneses é segundo classificado com 101,5 pontos, enquanto João Barros (84,5), Gustavo da Silva (76,5) e o espanhol Manuel Miguel Gayoso (68,5) completam, por esta ordem, o top-5. Pedro Cachada ocupa a primeira posição da categoria Júnior com 112,5 pontos, o sul-coreano Junho Kim está no segundo lugar com os mesmos pontos, seguindo-se Rodrigo Vilaça (103), Santiago Alves (84) e Noah Monteiro (66), respetivamente, no top-5.

Na categoria X30, que tem o maior número de inscritos (30), Frederico Peters lidera com 88 pontos, Luís Alves é segundo com os mesmos pontos, enquanto Henrique Cruz (68), Miguel Silva (62,5) – que não está inscrito para a prova de Baltar – e Luís Caetano (18,5), integram, respetivamente, o lote dos cinco primeiros classificados. Na classe Master, Rui Chagas ocupa a primeira posição.

Em relação à categoria X30 Super Shifter, Ricardo Borges está no comando em termos absolutos com 129 pontos e na classe Sénior com 143,5 pontos, seguindo-se Rodrigo Ferreira (93,5) – que não está inscrito para a jornada de Baltar –, André Serafim (38,5) – 1.º da classe Master (130,5) – Vasco Lázaro (85) e Rodrigo Lessa (84), respetivamente, no top-5.

Na classe Gentleman, Paulo Martins é o líder com 125,5 pontos.


Programa desportivo

Quanto ao programa desportivo para o próximo fim de semana em Baltar, todas as categorias irão realizar duas sessões de treinos livres oficiais e outra de treinos cronometrados no sábado de manhã, enquanto à tarde, entre as 13h50 e as 17h05, será disputada uma manga de qualificação e a Corrida 1. No domingo, para todas as categorias, existirá apenas um treino livre oficial e uma sessão de treinos cronometrados de manhã, enquanto à tarde, entre as 13h00 e as 16h15, realizar-se-á uma manga de qualificação e a Corrida 2. De acordo com o Plano de Contingência da FPAK, a habitual cerimónia de entrega de prémios, não será feita no pódio. Os prémios deverão ser levantados no secretariado da prova, assim que clube organizador informar os pilotos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu