Avançar para o conteúdo principal

Corridas disputadas com Nuestros Hermanos no Regresso do Group 1 a Jarama


O regresso do Group 1 Portugal a Jarama, junto a Madrid foi brindado com uma grelha completa. Foram mais de 40 equipas, repartidas entre os 26 Group 1 e 16 equipas das Carrera los 80’s que se apresentaram à partida.

Com o programa todo no Domingo, as equipa do Group 1 Portugal tiveram a qualificação logo às 10h00. Com muitos carros em pista e muitos Pilotos a conhecerem o fantástico traçado madrileno pela primeira vez a qualificação terminou com algumas surpresas. A dupla Luis Pedro Liberal / Francisco Freitas fizeram a primeira pole-position na competição, mas outros 3 Escort RS2000 estavam muito próximos: os líderes, Carlos Dias Pedro / Ricardo Pereira, Fernando e Fernando Mayer Gaspar e João Diogo Lopes / Filipe Martins. Na H81-1600 Madalena Gaspar /Vasco Ferreira mostravam que os resultados do Algarve seriam para manter e Tomás Pinto Abreu também tomava a dianteira da prova na Production Cup. O tempo era feito pelos carrera 80’s com Lucas Gonzalez-Anleo / Jorge Lopez a fazer o melhor tempo num Porsche 968 CS ex-troféu com Toyos R888.

A primeira corrida à hora de almoço foi repleta de emoções fortes. Um número limitado de 1.000 espectadores, naquele que foi o regresso possível do publico às provas de Group 1, viu Liberal/Freitas a dominar o início da prova, seguido de perto pelos Pais e Filhos Gaspar com um segundo grupo de Escorts a discutir a terceira posição com Dias Pedro/ Pereira a defenderem-se de Lopes/Martins, Paulo Vieira e Nuno Breda. Com a troca de Pilotos, a G-Tech fez um melhor trabalho conseguindo ultrapassar o seu rival e garantindo uma vitoria folgada, conseguindo inclusive ser a primeira a ver a bandeira de xadrez à frente de todos os carros da Carrera 80’s. A dupla Liberal/Freitas conseguiram assim o primeiro pódio da temporada e Paulo Vieira terminou a sua fantástica recuperação com a terceira posição.

No H81-1600, foi o Golf de Gaspar/Ferreira que dominou os acontecimentos, com Rafael Cerveira Pinto /Antonio Liberal a conseguirem o 2º lugar e Carlos Gagliardini / João Greno a finalizar o pódio. Entre os 2 primeiros Golf ficaram André Castro Pinheiro / Ernesto Vieira em Jaguar XJS sendo o 7º Group 1 a cortar a meta.

Nos carros de H71, foi um confronto interessante entre o Giulia de João M. Ribeiro e o Datsun 1200 GX de Luis Sousa Costa. Apesar do excelente andamento do 1300, no final não se conseguiu superiorizar ao andamento superior da Giulia 1600. Francisco Cardoso com o seu tomba gigantes Peugeot 104ZX teve uma interessante luta com o Porsche 924 de Miguel Sardo e Paulo Frazão, aproveitando a maior experiencia no traçado madrileno, mas a dupla do Porsche conseguiu levar a melhor. 

Já os Production Cup, para Datsun 1200 de ex-troféu, tiveram uma animada corrida, com Tomás Pinto Abreu a liderar, mas atrás forte animação entre Luis Santa Barbara / Manuel Matos, Paulo Costa e Rui Castro. Rui Castro acabou por ter problemas e Paulo Costa aproximou-se muito de Tomás Pinto Abreu terminando a apenas 4 segundos.

Com o programa compacto, a segunda corrida teve lugar ao final do dia. A dupla Dias Pedro / Pereira dominou a prova conseguindo ultrapassar inclusive o melhor Carrera los 80’s que conduzia um BMW E36 com pneus Toyo. Paulo Vieira continuou a progredir o seu andamento e conseguiu isolar-se na segunda posição, deixando a emoção da prova para o terceiro lugar com 4 Escort nessa disputa. Destes quer Diogo Lopes/Martins, quer Gaspar/Gaspar tiveram problemas mecânicos e Liberal / Freitas com um erro perderam bastante tempo. Quem estava a fazer uma excelente prova de resistência era Nuno Breda que acabou na última volta por fazer também um erro, o que possibilitou a Liberal/Freitas novo Podium em Jarama. O Jaguar de Castro Pinheiro / Viera continuou a progredir o seu andamento e já foi o melhor “não Escort” e na disputa da categoria H81-1600 foram nesta segunda corrida Cerveira Pinto / Liberal que levaram a melhor sobre Gaspar/Ferreira. No final vitorias repartidas em Jarama tal como aconteceu no Estoril.

A próxima prova de Group 1 Portugal Realiza-se no Autódromo do Estoril nos dias 10 e 11 de Julho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...