Avançar para o conteúdo principal

Corridas disputadas com Nuestros Hermanos no Regresso do Group 1 a Jarama


O regresso do Group 1 Portugal a Jarama, junto a Madrid foi brindado com uma grelha completa. Foram mais de 40 equipas, repartidas entre os 26 Group 1 e 16 equipas das Carrera los 80’s que se apresentaram à partida.

Com o programa todo no Domingo, as equipa do Group 1 Portugal tiveram a qualificação logo às 10h00. Com muitos carros em pista e muitos Pilotos a conhecerem o fantástico traçado madrileno pela primeira vez a qualificação terminou com algumas surpresas. A dupla Luis Pedro Liberal / Francisco Freitas fizeram a primeira pole-position na competição, mas outros 3 Escort RS2000 estavam muito próximos: os líderes, Carlos Dias Pedro / Ricardo Pereira, Fernando e Fernando Mayer Gaspar e João Diogo Lopes / Filipe Martins. Na H81-1600 Madalena Gaspar /Vasco Ferreira mostravam que os resultados do Algarve seriam para manter e Tomás Pinto Abreu também tomava a dianteira da prova na Production Cup. O tempo era feito pelos carrera 80’s com Lucas Gonzalez-Anleo / Jorge Lopez a fazer o melhor tempo num Porsche 968 CS ex-troféu com Toyos R888.

A primeira corrida à hora de almoço foi repleta de emoções fortes. Um número limitado de 1.000 espectadores, naquele que foi o regresso possível do publico às provas de Group 1, viu Liberal/Freitas a dominar o início da prova, seguido de perto pelos Pais e Filhos Gaspar com um segundo grupo de Escorts a discutir a terceira posição com Dias Pedro/ Pereira a defenderem-se de Lopes/Martins, Paulo Vieira e Nuno Breda. Com a troca de Pilotos, a G-Tech fez um melhor trabalho conseguindo ultrapassar o seu rival e garantindo uma vitoria folgada, conseguindo inclusive ser a primeira a ver a bandeira de xadrez à frente de todos os carros da Carrera 80’s. A dupla Liberal/Freitas conseguiram assim o primeiro pódio da temporada e Paulo Vieira terminou a sua fantástica recuperação com a terceira posição.

No H81-1600, foi o Golf de Gaspar/Ferreira que dominou os acontecimentos, com Rafael Cerveira Pinto /Antonio Liberal a conseguirem o 2º lugar e Carlos Gagliardini / João Greno a finalizar o pódio. Entre os 2 primeiros Golf ficaram André Castro Pinheiro / Ernesto Vieira em Jaguar XJS sendo o 7º Group 1 a cortar a meta.

Nos carros de H71, foi um confronto interessante entre o Giulia de João M. Ribeiro e o Datsun 1200 GX de Luis Sousa Costa. Apesar do excelente andamento do 1300, no final não se conseguiu superiorizar ao andamento superior da Giulia 1600. Francisco Cardoso com o seu tomba gigantes Peugeot 104ZX teve uma interessante luta com o Porsche 924 de Miguel Sardo e Paulo Frazão, aproveitando a maior experiencia no traçado madrileno, mas a dupla do Porsche conseguiu levar a melhor. 

Já os Production Cup, para Datsun 1200 de ex-troféu, tiveram uma animada corrida, com Tomás Pinto Abreu a liderar, mas atrás forte animação entre Luis Santa Barbara / Manuel Matos, Paulo Costa e Rui Castro. Rui Castro acabou por ter problemas e Paulo Costa aproximou-se muito de Tomás Pinto Abreu terminando a apenas 4 segundos.

Com o programa compacto, a segunda corrida teve lugar ao final do dia. A dupla Dias Pedro / Pereira dominou a prova conseguindo ultrapassar inclusive o melhor Carrera los 80’s que conduzia um BMW E36 com pneus Toyo. Paulo Vieira continuou a progredir o seu andamento e conseguiu isolar-se na segunda posição, deixando a emoção da prova para o terceiro lugar com 4 Escort nessa disputa. Destes quer Diogo Lopes/Martins, quer Gaspar/Gaspar tiveram problemas mecânicos e Liberal / Freitas com um erro perderam bastante tempo. Quem estava a fazer uma excelente prova de resistência era Nuno Breda que acabou na última volta por fazer também um erro, o que possibilitou a Liberal/Freitas novo Podium em Jarama. O Jaguar de Castro Pinheiro / Viera continuou a progredir o seu andamento e já foi o melhor “não Escort” e na disputa da categoria H81-1600 foram nesta segunda corrida Cerveira Pinto / Liberal que levaram a melhor sobre Gaspar/Ferreira. No final vitorias repartidas em Jarama tal como aconteceu no Estoril.

A próxima prova de Group 1 Portugal Realiza-se no Autódromo do Estoril nos dias 10 e 11 de Julho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu