Avançar para o conteúdo principal

Iberian Historic Endurante encanta público presente no Jarama Classic Races


Debaixo de um sol esplendoroso, cerca de 1.000 espectadores divididos pelas várias bancadas e zonas reservadas no pião, assistiram aos mais 30 carros do Iberian Historic Endurance que regressaram a Jarama este fim de semana. Uma grelha invejável enfrentou as varias subida e descida do traçado madrileno. 

Ao volante do seu recém-adquirido Ford GT40, os conhecidos pilotos Espanhóis Jordi Puig e Fernando Navarrete fizeram uma prova irrepreensível e dominaram totalmente a prova. Assim a atenção do publico foi para a luta seguinte onde 3 carros, o Merlyn de Carlos Barbot e os Porsche de Pedro Bastos Rezende e Jesus Fuster/Alfredo Martinez, tiveram uma fantástica luta até ao final, com constantes trocas de posição. A luta destacava-se pela intensidade, mas também pelo respeito entre carros e Pilotos e só foi interrompida com um problema mecânico no carro Espanhol. Finalmente Pedro Bastos Rezende consegue terminar a prova com 7 decimas de vantagem sobre o piloto portuense e conquistando a primeira posição na categoria H-1976.

Em Gentleman Driver Spirit, Luis Gama Rocha e Diogo Gama Rocha mostraram que o resultado de Portimão não foi fortuito. Ao volante de um Ford Cortina Lotus, esta dupla familiar teve um soberba performance vencendo a prova, deixando o Porsche 911 SWB de Nuno Nunes a 39 segundos. Conseguindo também um podium nesta categoria, que contava com 7 equipas que inscreveram Turismos pre-1965 até 2000cc e até 1300cc Pre-1976, tivemos os Catalães Carlos Beltran e Pablo Tarrero ao volante de um Porsche 911 SWB. Excelente resultado após praticamente 2 anos de paragem.

Em H-1971, o podio foi franco espanhol, com o francês Alexis Raoux a subir ao lugar mais alto, já o Madrileno Antonio Gutierrez terminou no degrau intermédio e Alfonso Garcia e Ildefonso Garcia fecharam os três primeiros. Todos estes levarão os seus Porsche 911 2.5 ST aos limites nas constantes subidas e descidas do traçado madrileno. Em H-1976, secundaram Pedro Bastos Rezende, os Alfacinhas Carlos Brizido e João Pina Cardoso que na segunda parte conseguiram levar a melhor sobre o regressado Eduardo Davila todos em Porsche 911 3.0RS.

Já se aproximava o final do dia quando a segunda corrida recebeu ordem de partida para uma nova corrida de 50 minutos do Iberian Historic Endurance. Ao melhor espírito de endurance esta segunda prova contou com algumas desistências que motivaram a entrada do Safety car. Quem ultrapassou todos esses problemas foi a equipa do Ford GT40 que assim garantiu a dobradinha na prova com um dos carros mais memoráveis e mítico do automobilismo.

Se o vencedor foi o mesmo, pouco mais foi igual. Na Gentleman Driver Spirit, desta vez venceu a persistência de Nuno Nunes em Porsche 911 SWB, seguidos por novo Porsche 911 SWB conduzido pelos espanhóis Carlos Beltran e Pablo Tarrero. Em terceiro, o Datsun 1200 Ibérico de Guillermo Velasco e Francisco Freitas, ultrapassou todos obstáculos para conquistar mais um pódio.

Nos H-1971, o Porsche 2,5 ST de Antonio Gutierrez superou o segundo lugar da primeira corrida e obteve a vitória na categoria, seguido do distinto Lotus Elan +2 de Filipe Matias. A terminar o podium desta categoria dedicada a carros com homologação até 1971 temos a familia Alfonso e Ildefonso Garcia em Porsche 2,5 ST.

Os três primeiros a cruzar a linha de chegada em H-1976 tinham a marca do seu veiculo em comum. Foram 3 Porsche a saborearem o espumante Torrens Moliner, Carlos Brizido e João Pina Cardoso atravessaram a fronteira e venceram a categoria após uma penalização a Pedro Bastos Rezende por incumprimento da janela de Pitlane. Estes foram seguidos por Eduardo Davila que utilizou toda a sua experiência e conhecimento do traçado, para mesmo com um carro em dificuldades finalizar em segundo. Já Vasco Nina conquistou a terceira posição por apenas 3 decimas de segundo após grande luta com Bruno Duarte e Filipe Jesus.

Na classificação mais importante do Historic Endurance, o Index Performance Cuervo y Sobriños, que coloca um index em cada veículo, em função da idade e cilindrada do motor, Pedro Moryion e José Carvalhosa venceram em Porsche 356. No segundo lugar ficou Luis e Diogo Gama Rocha em Ford Cortina Lotus que receberam um fabuloso Relógio da marca patrocinadora da competição. Na terceira posição ficou o Datsun 1200 Iberico de Guillermo Velasco / Francisco Freitas.

O próximo encontro do Iberian Historic Endurance está marcado para SPA, onde se correm as 3 Horas de SPA nos próximos dias 25/26 de Junho.


Resultados Corrida 1

Resultados Corrida 2

Resultados Index Performance Cuervo y Sobriños


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...