Avançar para o conteúdo principal

Armando Carvalho vence Rali Alitém


Armando Carvalho e Ana Santos foram os maiores protagonistas do Rali Alitém, prova do Campeonato Centro de Ralis que a dupla do Mitsubishi Lancer Evo V venceu. A equipa ganhadora deixou Rui Madeira e Liliana Costa, em Mitsubishi Lancer Evo IX, na segunda posição. Os dois primeiros classificados venceram todas as especiais desta ronda organizada pela Escuderia Castelo Branco e terminaram separados por 7,3 segundos. André Cabeças, que chegou a Albergaria dos Doze na liderança da competição, saiu com o seu estatuto reforçado depois de ter fechado a sua participação com um pódio.

Num fim-de-semana de calor, as equipas inscritas no Rali Alitém competiram em troços desenhados pela Escuderia Castelo Branco no concelho de Pombal que se apresentavam em excelentes condições. Armando Carvalho mostrou, desde a primeira especial, que estava em Albergaria dos Doze para lutar pela vitória. Foi o mais rápido na classificativa inaugural e nunca mais deixou o comando da prova.

Fernando Peres assumiu-se como adversário mais direto mas, um acidente ainda no primeiro dia, fez com que o antigo campeão nacional ficasse pelo caminho. A partir daí, a discussão pela vitória resumiu-se a um duelo entre Carvalho e Rui Madeira. Os dois foram os únicos a vencer especiais no Rali Alitém, mas foi o homem do Lancer Evo V que terminou com vantagem. 

 “O fim-de-semana foi quase perfeito. Correu muito bem. Entrámos bem na prova. Soubemos gerir e atacar nos momentos chave. Houve alturas em que defendemos, houve outras em que atacámos. Tivemos adversários de grande nível, como são os casos do Fernando Peres e do Rui Madeira que dispensam apresentações. Isso dá-nos uma motivação ainda maior. Foi um bom resultado. Divertimo-nos imenso. Os troços são muito giros e a organização está de parabéns”, afirmou o vencedor do Rali Alitém, Armando Carvalho.

Pouco à vontade em ralis de terra, devido à menor experiência de pilotagem neste tipo de pisos, André Cabeças fez um Rali Alitém em crescendo. O piloto do Mitsubishi Mirage Evo começou na décima posição da classificação absoluta. Paulatinamente, melhorou o seu rendimento e fechou a sua participação no terceiro posto da geral. Foi, também, o melhor da categoria X3.

O melhor concorrente em carros com duas rodas motrizes foi Paulo Correia. O piloto do Renault Twingo R2 também fez um rali sempre a melhorar e, depois de ter arrancado na nona posição, fechou no quarto lugar absoluto e primeiro da categoria P1.

Com o triunfo na classificação geral, Armando Carvalho também venceu em P3, enquanto Luís Almeida, em Fiat Stilo, foi o primeiro P2. Entre os X1, Gonçalo Figueira impôs-se com o Citroën AX e Paulo Ferraz foi o melhor X2 com o BMW E30 320i. No Desafio Kumho, Armando Carvalho foi o melhor dos pilotos com carros de tracção total e Gonçalo Figueira triunfou entre os duas rodas motrizes.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...