Avançar para o conteúdo principal

Montalegre marca meio de temporada muito disputada


As lutas do RX Portugal by Diatosta estão de volta a Montalegre para um fim-de-semana que se espera muito disputado e que pode ser determinante para a segunda metade da época.

Depois de um arranque algo conturbado, como aconteceu com praticamente todas as modalidades desportivas aquém e além-fronteiras devido à pandemia da Covid-19, os Campeonatos de Portugal de Ralicross e de Kartcross by Diatosta estão de volta à pista para mais uma ronda competitiva, esta a cargo do Clube Automóvel de Vila Real.

Um mês e meio após a primeira visita à incontornável pista de Montalegre, o RX Portugal by Diatosta está de volta ao traçado transmontano e com muitas lutas em perspectiva em todas as categorias.

Começando pelos Super Cars, o desaire de Oscar Ortfeldt há pouco mais de duas semanas na pista do Alto do Roçário, abriu a porta a trocas de posições na frente da classificação e trouxe nova emoção à luta pelo título. Muito regular desde o início do ano, isto apesar de alguns contratempos, que também sentiu na última jornada, Joaquim Santos chega a Montalegre na frente da tabela pontual, com praticamente 30 pontos de margem sobre o italo-sueco, isto enquanto o Campeão em título José Lameiro recuperou terreno após a primeira vitória da época e está a meros oito pontos do intermédio do pódio. Argumentos mais que suficientes para assegurar dois dias de emoções fortes na categoria rainha do Ralicross.

Outra frente que promete fortes lutas é as 2 Rodas Motrizes. Com apenas 12 pontos de margem, Celmo Guicho lidera a tabela de pontos e deverá tentar repetir o triunfo da primeira jornada. Contudo, Luís Carvalho, que é segundo, tem feito da regularidade a receita para a temporada. Mas não é tudo, já que logo atrás, a cinco pontos de distância, surge Adão Pinto, o vencedor da última ronda da época, com Andreia Sousa, Bruno Campos e Fernando Silva muito próximos, com apenas 12 pontos a separar o quarteto.

Já nos mais novos, a vantagem é de Jorge Rego. Invicto este ano e com o pleno de pontos somado, o piloto totaliza 144 pontos, mais 23 que Gonçalo Novo, que vai tentar encontrar os argumentos necessário para quebrar o bom momento de forma de Rego. Também interessante de seguir será a luta pelo terceiro posto absoluto, com Gonçalo Rocha a apresentar-se em vantagem, mas com apenas Rafaela Barbosa e André Monteiro logo colados, com meros cinco pontos de diferença entre os três.

Enquanto isso, na Nacional 1.6, o centro das atenções deverá está na luta pela segunda posição. Isto porque com 30 pontos de vantagem, André Ribeiro lidera com grande margem, algo que já não se pode dizer dos que vêm atrás. Com oito pontos entre segundo e quinto classificados, Leandro Macedo terá de se aplicar para defender o intermédio do pódio dos mais que esperados ataques de Jorge Costela (a um ponto), Telmo Costa (a quatro) e Pedro Rocha (a oito).

Por seu turno, a categoria mais disputada e concorrida do Campeonato de Portugal de Ralicross by Diatosta continua à espera de decisões após os vários protestos apresentados na sequência da corrida do Alto do Roçário, pelo que a classificação da Super 1600 está suspensa. 

Já no Kartcross, tudo está em aberto. Alexandre Borges regressa à catedral do Ralicross nacional na frente da tabela de pontos, mas depois do triunfo na ronda de abertura da época, ainda não logrou mais vitórias, o que contribuiu para o aproximar dos rivais. Luís Almeida, que ainda não garantiu um triunfo, tem sido muito regular e está em segundo a apenas três pontos da frente, mas Rui Nunes, também ele em busca da primeira vitória, não está muito longe, em terceiro, a seis pontos. Ainda assim, não será apenas sobre estes que estarão todos os olhos, já que Jorge Gonzaga, vencedor da última ronda, é quarto, a oito pontos de Nunes, e Santinho Mendes, vencedor da primeira visita a Montalegre, está de regresso à acção depois de ter falhado a pretérita jornada para efectuar o teste final de piloto de aviação comercial.

Estão assim lançados os dados para o que se espera ser um fim-de-semana repleto de emoções fortes, com as Verificações Administrativas e Técnicas a terem lugar na sexta-feira e a acção em pista a estender-se entre os dias de sábado e domingo. Um fim-de-semana em que todos os intervenientes vão ter de apresentar teste negativo à Covid-19 no que será um ensaio com vista ao Mundial que se disputa na mesma pista em Outubro próximo, também ele com a chancela organizativa do Clube Automóvel de Vila Real.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...