Avançar para o conteúdo principal

SuperCars Endurance no Estoril com uma mão cheia de novidades


A estreia em território nacional, no próximo fim de semana (10/11 julho), da SuperCars Endurance, a nova série ibérica que esta época junta na mesma grelha carros das categorias GT4 e TCR, reúne um conjunto de ingredientes que deixa antever duas corridas de elevado nível competitivo no Autódromo do Estoril.

Há pouco mais de um mês, em Jarama, no arranque da temporada, a boa adesão de equipas internacionais e de portuguesas foi uma realidade que se traduziu em interessantes despiques, com emoção e incerteza à mistura, para as duas provas de 45 minutos terminarem com triunfos repartidos, em termos de classificação absoluta. Agora, perante a esmagadora maioria dos mesmos protagonistas, a que se juntam alguns estreantes, está prometido um espetáculo de qualidade. Uma das ausências de vulto será o Ginetta G55 da equipa britânica Tockwith Motorsport, devido ao falecimento de um familiar de Marmaduke Hall, um dos pilotos titulares e que fazendo dupla com o jovem chileno Nicolas Pino vencera a corrida 2 na pista madrilena. Contudo, a presença no Estoril deste último, de apenas 16 anos e que oriundo da F.4 britânica guiou pela primeira vez um GT revelando-se muito rápido, está assegurada através da Garagem João Gomes, num Porsche 981 Cayman e ao lado de João Silva, que dá o “salto” da Fórmula Ford para debutar nesta categoria. O McLaren 570S da SMC Motorsport de Gonzalo De Andrés e Guillermo Aso, que na jornada espanhola, devido a problemas elétricos, teve um desempenho algo modesto, será o cabeça de cartaz na classe GT4 PRO, na qual vai medir forças com o Mercedes AMG da Bullitt Racing, de Stephen Pattrick e Romain Monti. Em Jarama, os estragos no carro germânico resultantes de um despiste nos treinos forçaram a dupla da equipa britânica sediada em Marbella a seguir mais cedo para casa. É nesta classe que alinha a já referida dupla Nicolas Pino/João Silva, no Porsche 981 Cayman da Garagem João Gomes, atendendo a que o sul-americano é piloto silver, aguardando-se com expetativa o seu desempenho.

Sendo uma das mais concorridas, é na classe GT4 Bronze que a dupla António Coimbra/Luís Silva, no Mercedes AMG da Sports & You, vai defender a sua liderança da SuperCars Endurance, face a Francisco Carvalho/Jorge Rodrigues (Lema Racing, Porsche 981 Cayman), havendo que contar ainda com o lituano Andrius Zemaitis (PROGT, Porsche 981 Cayman) e a dupla José Correia/Gabriela Correia, no Mercedes AMG da JC Group Racing Team.

Dupla triunfadora em Jarama, Jemma Moore e Aubrey Hall, no Ginetta G50 da Tockwith Motorsport, chegam ao Estoril apostados em confirmar o seu favoritismo na classe GTC, que além de Francisco Gonçalves, no Lotus Exige da 888_ Motorsport, contará também com Pedro Marques. O piloto da Moby Motorsport estreia-se nesta competição e o seu Porsche 991 GT3 Cup vai receber um BOP (balance of performance) especial. “Vamos fazer a prova de fogo no Estoril, mas acredito que um BOP estudado internacionalmente permitirá que o Porsche do Pedro tenha uma performance similar à dos restantes GTC”, refere Diogo Ferrão, da Race Ready.

O maior número de novidades surge na classe TCR, a começar pelo líder Gustavo Moura, vencedor de ambas as corridas madrilenas face a Daniel Teixeira (JT59 Racing Team, CUPRA TCR) e que no Estoril partilhará a condução do Hyundai Elantra com Luís Cidade, o campeão nacional júnior de TT e já esta época participante na Kia Ceed GT Cup.

Há ainda a registar mais três “reforços” entre os TCR, com as estreias de Manuel Sousa, no CUPRA TCR da Moby Motorsport, e ainda as duplas dos Audi RS 3 LMS: Pedro Silva/Daniela Marques, da Vettra Motorsport, e Jorge Silva/Pedro Silva, da Veloso Motorsport.


PROGRAMA

Sábado (10 julho) 

12h15/12h45 – Treinos Livres 1 (20’)

14h45/15h05 – Treinos Livres 2 (20’)

16h55/17h10 – Qualificação 1 (15’)

17h15/17h30 – Qualificação 2 (15’)


Domingo (11 julho)

10h10/10h55 (45’) – Corrida 1

15h05/15h50 (45’) – Corrida 2


Lista de inscritos provisória

Horário Estoril Summer Party

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu