Avançar para o conteúdo principal

Inscritos do Troféu C1 aumentam na segunda corrida do ano. Corrida no Algarve recebe formações lusas e belgas


Os irreverentes C1 do troféu organizado pela Motor Sponsor vão sair das garagens e rumar a sul. Enquanto uma boa parte do país está a banhos nas águas algarvias, os bravos do Troféu C1 vão assentar arraiais, nos próximos dias 20 e 21 (sexta-feira e sábado), no Autódromo Internacional do Algarve, para competirem de forma vibrante.

Depois do arranque da temporada, que aconteceu em Braga, a ronda de Portimão do Troféu C1 faz crescer a grelha de partida. A lista de inscritos passa de 33 para 37 equipas e, como principal destaque, lança a semente para que estes confrontos se tornem verdadeiramente internacionais. O aguerrido pelotão de C1 nacionais vai ser reforçado por duas formações belgas que não resistiram aos encantos desta competição organizada pela Motor Sponsor e ao calor do Algarve. Em determinada altura, mais formações estrangeiras fizeram a sua inscrição – chegaram a ser uma dezena de equipas –, mas devido à incerteza provocada pelas restrições associadas à pandemia, acabaram por não vir a Portugal desta vez.

O programa desta jornada é desafiante. No total, os concorrentes vão competir durante longas horas, numa maratona que começa ainda na manhã de sábado e termina quando a lua já estiver bem lá no alto.

Em pista, a movimentação será grande. Na categoria PRO, por exemplo, são 20 as equipas participantes. A Artlaser by Gianfranco chega ao Algarve na frente da classificação do Troféu C1. Mas tem formações, como a VLB Racing, C1 Racing Team, Team Rubrica e a Paint & Go, logo atrás e com vontade de assumir o comando da tabela. Nestas contas, é preciso ter em conta a participação da Termolan, WallUp WoodLab, Tzi Designs Racing Team, Team CAM e a Auto Paraíso da Foz, que, juntamente com estruturas como a Manahu Care - Gianfranco Motorsport, Team NB Klima, Digidelta Solutions – Autocloche, G-Tech / RPMotorSport e a Gianfranco Motorsport, vão discutir as melhores posições na categoria. Entre os PRO, há, ainda, formações que vão estar em destaque no circuito de Portimão. São os casos da G-Tech, IDS ou Silver Team, que regressam ao Troféu C1, e da Clínica Médica Jardim e Skywalker Management, as duas estreantes nesta competição.

Grande foco de interesse será o confronto entre os concorrentes da categoria AM ao longo dos 4653 metros do exigente traçado. Nesta, formações como a Razão Automóvel, Slow Motion, LJ Sport 88, Torres Racing Team e a G’S Competizione entram em prova como as mais bem posicionadas no troféu. Estas vão ter concorrência forte da Casa da Eira, TIS Racing Team, Casas do Ambiente, OF Motorsport e do Five Team. À semelhança do que acontece na categoria PRO, também a categoria AM assiste a estreias e regressos nesta ronda. Os “caloiros” são os pilotos da Sieger Motorsport, enquanto a Caetanovich Racing e a 888 Motorsport voltam a estas corridas de resistência e frenéticas.  

Entre os GUEST, há três formações a correr. Duas serão as provenientes da Bélgica. Estas equipas apresentam-se com o nome Oestekart e, o único elemento que as distingue são os números 1 e 2. Para terminar, uma nota especial para a participação do Team Nata, equipa que regressa à competição inserida nesta categoria.

Mais uma vez, e apesar do contexto exigente provocado pela pandemia, o Troféu C1 continua a ser um projeto agregador que reúne mais de três dezenas de formações em competição. “O ano de 2021 está a ser um grande desafio para a Motor Sponsor. As restrições que ainda vivemos continuam a criar dificuldades, mas sentimos que o Troféu C1 não só já conquistou o seu espaço no panorama do desporto motorizado em Portugal, como continua a ser um projeto atrativo e capaz de chamar muitos participantes. Esta lista de inscritos é disso demonstrativa. Neste particular, agradeço o trabalho e a tremenda capacidade de organização do Ricardo Leitão. Foi ele o responsável pela preparação do evento e, se temos quase 40 carros em Portimão, muito devemos à sua dedicação”, afirmou André Marques, o responsável da Motor Sponsor.

O programa em pista desta jornada do Troféu C1 começa logo no dia 20, sexta-feira. As equipas vão ter uma sessão de treinos privados com a duração de duas horas. Esta é uma oferta da organização para, em primeiro lugar, agradecer a todos os que continuam a dizer presente nesta competição mesmo tendo em conta algumas alterações de datas.


Programa C1 Eurocup – 6H + 6H Portimão

Sexta-feira, dia 20 de agosto

17h00 – 19h00 – Treinos privados


Sábado, dia 21 de agosto

8h00 – 10h00 – Treinos cronometrados

11h40 – 17h40 – Corrida 1

18h00 – 00h00 – Corrida 2


Info: Facebook Troféu C1 Learn &  Drive 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu