Avançar para o conteúdo principal

Inscritos do Troféu C1 aumentam na segunda corrida do ano. Corrida no Algarve recebe formações lusas e belgas


Os irreverentes C1 do troféu organizado pela Motor Sponsor vão sair das garagens e rumar a sul. Enquanto uma boa parte do país está a banhos nas águas algarvias, os bravos do Troféu C1 vão assentar arraiais, nos próximos dias 20 e 21 (sexta-feira e sábado), no Autódromo Internacional do Algarve, para competirem de forma vibrante.

Depois do arranque da temporada, que aconteceu em Braga, a ronda de Portimão do Troféu C1 faz crescer a grelha de partida. A lista de inscritos passa de 33 para 37 equipas e, como principal destaque, lança a semente para que estes confrontos se tornem verdadeiramente internacionais. O aguerrido pelotão de C1 nacionais vai ser reforçado por duas formações belgas que não resistiram aos encantos desta competição organizada pela Motor Sponsor e ao calor do Algarve. Em determinada altura, mais formações estrangeiras fizeram a sua inscrição – chegaram a ser uma dezena de equipas –, mas devido à incerteza provocada pelas restrições associadas à pandemia, acabaram por não vir a Portugal desta vez.

O programa desta jornada é desafiante. No total, os concorrentes vão competir durante longas horas, numa maratona que começa ainda na manhã de sábado e termina quando a lua já estiver bem lá no alto.

Em pista, a movimentação será grande. Na categoria PRO, por exemplo, são 20 as equipas participantes. A Artlaser by Gianfranco chega ao Algarve na frente da classificação do Troféu C1. Mas tem formações, como a VLB Racing, C1 Racing Team, Team Rubrica e a Paint & Go, logo atrás e com vontade de assumir o comando da tabela. Nestas contas, é preciso ter em conta a participação da Termolan, WallUp WoodLab, Tzi Designs Racing Team, Team CAM e a Auto Paraíso da Foz, que, juntamente com estruturas como a Manahu Care - Gianfranco Motorsport, Team NB Klima, Digidelta Solutions – Autocloche, G-Tech / RPMotorSport e a Gianfranco Motorsport, vão discutir as melhores posições na categoria. Entre os PRO, há, ainda, formações que vão estar em destaque no circuito de Portimão. São os casos da G-Tech, IDS ou Silver Team, que regressam ao Troféu C1, e da Clínica Médica Jardim e Skywalker Management, as duas estreantes nesta competição.

Grande foco de interesse será o confronto entre os concorrentes da categoria AM ao longo dos 4653 metros do exigente traçado. Nesta, formações como a Razão Automóvel, Slow Motion, LJ Sport 88, Torres Racing Team e a G’S Competizione entram em prova como as mais bem posicionadas no troféu. Estas vão ter concorrência forte da Casa da Eira, TIS Racing Team, Casas do Ambiente, OF Motorsport e do Five Team. À semelhança do que acontece na categoria PRO, também a categoria AM assiste a estreias e regressos nesta ronda. Os “caloiros” são os pilotos da Sieger Motorsport, enquanto a Caetanovich Racing e a 888 Motorsport voltam a estas corridas de resistência e frenéticas.  

Entre os GUEST, há três formações a correr. Duas serão as provenientes da Bélgica. Estas equipas apresentam-se com o nome Oestekart e, o único elemento que as distingue são os números 1 e 2. Para terminar, uma nota especial para a participação do Team Nata, equipa que regressa à competição inserida nesta categoria.

Mais uma vez, e apesar do contexto exigente provocado pela pandemia, o Troféu C1 continua a ser um projeto agregador que reúne mais de três dezenas de formações em competição. “O ano de 2021 está a ser um grande desafio para a Motor Sponsor. As restrições que ainda vivemos continuam a criar dificuldades, mas sentimos que o Troféu C1 não só já conquistou o seu espaço no panorama do desporto motorizado em Portugal, como continua a ser um projeto atrativo e capaz de chamar muitos participantes. Esta lista de inscritos é disso demonstrativa. Neste particular, agradeço o trabalho e a tremenda capacidade de organização do Ricardo Leitão. Foi ele o responsável pela preparação do evento e, se temos quase 40 carros em Portimão, muito devemos à sua dedicação”, afirmou André Marques, o responsável da Motor Sponsor.

O programa em pista desta jornada do Troféu C1 começa logo no dia 20, sexta-feira. As equipas vão ter uma sessão de treinos privados com a duração de duas horas. Esta é uma oferta da organização para, em primeiro lugar, agradecer a todos os que continuam a dizer presente nesta competição mesmo tendo em conta algumas alterações de datas.


Programa C1 Eurocup – 6H + 6H Portimão

Sexta-feira, dia 20 de agosto

17h00 – 19h00 – Treinos privados


Sábado, dia 21 de agosto

8h00 – 10h00 – Treinos cronometrados

11h40 – 17h40 – Corrida 1

18h00 – 00h00 – Corrida 2


Info: Facebook Troféu C1 Learn &  Drive 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...