Avançar para o conteúdo principal

Pinhel recebe os melhores do drift


O Campeonato de Portugal de Drift está de regresso a Pinhel nos dias 21 e 22 de agosto, numa organização da Câmara Municipal de Pinhel e do Clube Escape Livre. Será o quinto ano que a cidade falcão recebe a caravana do Drift, terceiro a contar para a competição nacional tendo como embaixador o piloto Rui Pinto e o incentivo extra da presença de pilotos estrangeiros a disputar a Taça Internacional.

O epíteto de “Capital do Drift” não foi outorgado de forma leviana: o Circuito de Pinhel é das provas mais desejadas pelos pilotos e depois da ausência em 2020, a ansiedade é grande para voltar a ter na cidade falcão o ronco dos motores e o cheiro a borracha queimada.

O Circuito de Pinhel será a terceira prova do Campeonato de Portugal de Drift e acolherá, também, os pilotos da Taça Internacional, demonstração da disciplina à margem do campeonato.

E com a presença sempre importante do público! Na verdade, e no respeito de todas as regras da Direção Geral da Saúde, Pinhel acolherá o público entusiasta da modalidade, obrigando, nomeadamente, a distanciamento e uso de máscara e circulação de sentido único.

O programa de dois dias ocupará o sábado e o domingo, sendo o arranque com o habitual briefing a todas as equipas, logo pela manhã. As verificações técnicas darão lugar aos treinos livres e às qualificações, realizadas depois do almoço.

Fecha-se o primeiro dia de competição com o habitual jantar oferecido pela Câmara Municipal de Pinhel a toda a caravana do Drift presente, tendo como objetivo proporcionar, com todas as condições de segurança, um momento de confraternização.

Às 21H00 inicia-se a Taça Internacional com pilotos portugueses, espanhóis, franceses e suiços: Michaël Perrottet, Laurent Cousin, Marcos Correa, Rui Pinto, Pedro Sousa, João Salvador, Marcos Vieira, Nuno Ferreira, Gonçalo Minderico, Leandro Crivelaro, Victor Dias, e o atual campeão nacional de drift e representante de Portugal no FIA Motorsport Drift Games, em Itália, Diogo Correia, são alguns que já confirmaram a sua presença.

Domingo fica marcado com a realização das batalhas de qualificação e as finais que se vão espraiar pela tarde. Imediatamente depois será feita a entrega de prémios, entre eles o Troféu Daniel Saraiva para o piloto com maior “fair play”, concluindo um programa carregado de adrenalina e espetáculo. Ou não fosse o Drift uma das mais espetaculares disciplinas do desporto automóvel.

Durante a apresentação oficial da prova, decorrida no Intermarché/Roady da Guarda, onde esteve presente o embaixador da prova, Rui Pinto da equipa CN Racing, o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, sublinhou “o enorme gosto que o concelho de Pinhel tem em voltar a receber a adrenalina do Drift. Estamos todos prontos para um fim de semana de emoções e de muita velocidade e estamos profundamente empenhados em garantir dois dias inesquecíveis respeitando sempre as normas e orientações de segurança emanadas pela Direção Geral de Saúde e demais entidades competentes.”  

Já para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, é um “enorme orgulho para o Clube Escape Livre levar uma das mais espetaculares disciplinas do desporto automóvel até à Pinhel. A Cidade Falcão tem sido um excelente palco para o Campeonato de Portugal de Drift e acreditamos que teremos uma prova muito competitiva plena de ação”.  

E, como se está já na reta final, o centro comercial La Vie, na Guarda tem, por estes dias, o carro de drift de Rui Pinto em exposição.


Info: Clube Escape Livre

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...