Avançar para o conteúdo principal

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época


Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto.

Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário!

No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou chegar à liderança. Essa está a cargo de Alexandre Borges, fruto de uma maior regularidade, isto apesar de uma só vitória. E os que pensam que só há luta animada pela primeira posição da tabela pontual, desenganem-se! Gonzaga, que é segundo da geral, tem forte oposição por parte de Luís Almeida (3º), Rui Nunes (4º) e Tiago Freitas (5º), todos eles suficientemente próximos para lhe roubarem o intermédio do pódio já no início de Setembro, aquando do regresso do RX Portugal by Diatosta às pistas com a visita a Mação. Quem também já conta com um triunfo este ano é Santinho Mendes, que só não está mais perto da frente devido à ausência forçada na primeira visita ao traçado do Alto do Roçário.

Outra categoria em que as vitórias parecem ser para quem as agarrar é a reservada às 2 Rodas Motrizes, que ainda não conheceu um repetente no mais alto do pódio. Celmo Guicho entrou ao ataque, e continua na liderança da tabela pontual, mas não tem tido margem para descanso. Bruno Campos, tal como Guicho, fez o pleno na segunda ronda da época, enquanto Adão Pinto foi o melhor na terceira jornada e Andreia Sousa foi para férias com o triunfo em Montalegre 2 no bolso. Prestações que mostram bem o elevado nível de competitividade e que fazem com que até o sexto classificado, Fernando Silva, tenha possibilidades matemáticas de assumir o comando das hostilidades já em Mação.

Já na Super 1600, a categoria mais concorrida do Campeonato de Portugal de Ralicross by Diatosta, João Ribeiro tem dominado os acontecimentos até ao momento, mas nem por isso as emoções são menores, com a luta pelo segundo posto ao rubro. Mário Barbosa e André Sousa são os protagonistas deste emocionante duelo em que ambos têm respondido à letra às prestações de cada um. Neste momento, a vantagem está do lado de Barbosa, com mais quatro pontos que Sousa, mas tudo pode mudar de um momento para o outro. Ainda para mais quando Jorge Machado, um dos apenas dois pilotos que já conseguiu bater Ribeiro, surge sorrateiramente em quarto, a apenas 10 pontos do terceiro. 

Enquanto isso, os Iniciados e a Nacional 1.6 têm tido pilotos dominadores e que apenas por uma jornada não fazem o pleno até ao momento. Nos mais novos, Rafael Rego tem ditado o ritmo, com três plenos nas três primeiras jornadas e ainda a pontuação máxima nas corridas de qualificação de Montalegre 2. Só Guilherme Nunes conseguiu travar o que parecia ser o “dono disto tudo” ao triunfar e assinar a melhor volta na final da última jornada.

Já na Nacional 1.6 André Ferreira tem sido imperial desde a primeira visita a Montalegre com cinco pontuações máximas em seis possíveis e duas voltas mais rápidas em três em disputa. Isto depois de Pedro Tiago ter iniciado o ano ao ataque com a vitória em Lousada, mas depois não voltou às pistas, deixando Rafael Rocha a honra de ter sido o único a conseguir roubar uma pontuação máxima a Ferreira nas últimas três rondas.

Já na categoria rainha do Ralicross, a Super Cars, a liderança está a cargo de Joaquim Santos. O piloto do Ford Focus não tem tido vida fácil, com problemas em todas as rondas já disputadas e sem uma única vitória, mas com uma regularidade invejável. Mais vitorioso, o Campeão José Lameiro logrou já dois triunfos, isto apesar de um nulo, o que o deixa em segundo da geral e a aproximar-se da liderança. Enquanto isso, Oscar Ortfeldt, que começou o ano com duas vitórias, viu o aparatoso acidente de Sever do Vouga 1 forçar a ausência nas duas últimas provas. Resta agora ver como será a luta nesta categoria após as férias.

Emoções e competitividade ao mais alto nível numa competição que este ano passou a contar com invejáveis transmissões em directo através da internet. Uma aposta que tem dado frutos, com vários milhares de espectadores a acompanharem todas as qualificações e finais já realizadas e onde as impressionantes imagens de drone, que acompanha os concorrentes a meros dois metros de distância, a darem muito que falar e a serem o deleite de todos.

Ingredientes mais que muitos para garantir uma segunda metade de época electrizante onde nada pode ser dado como garantido e onde a mudança de posições na frente da classificação pode acontecer a qualquer momento, trazendo ainda mais interesse a um campeonato que muito retorno tem dado a todos os patrocinadores e que começa já a pensar na próxima época e em novas pistas com localizações mais austrais que Mação e Castelo Branco.


info: Press Release

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...