Avançar para o conteúdo principal

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época


Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto.

Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário!

No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou chegar à liderança. Essa está a cargo de Alexandre Borges, fruto de uma maior regularidade, isto apesar de uma só vitória. E os que pensam que só há luta animada pela primeira posição da tabela pontual, desenganem-se! Gonzaga, que é segundo da geral, tem forte oposição por parte de Luís Almeida (3º), Rui Nunes (4º) e Tiago Freitas (5º), todos eles suficientemente próximos para lhe roubarem o intermédio do pódio já no início de Setembro, aquando do regresso do RX Portugal by Diatosta às pistas com a visita a Mação. Quem também já conta com um triunfo este ano é Santinho Mendes, que só não está mais perto da frente devido à ausência forçada na primeira visita ao traçado do Alto do Roçário.

Outra categoria em que as vitórias parecem ser para quem as agarrar é a reservada às 2 Rodas Motrizes, que ainda não conheceu um repetente no mais alto do pódio. Celmo Guicho entrou ao ataque, e continua na liderança da tabela pontual, mas não tem tido margem para descanso. Bruno Campos, tal como Guicho, fez o pleno na segunda ronda da época, enquanto Adão Pinto foi o melhor na terceira jornada e Andreia Sousa foi para férias com o triunfo em Montalegre 2 no bolso. Prestações que mostram bem o elevado nível de competitividade e que fazem com que até o sexto classificado, Fernando Silva, tenha possibilidades matemáticas de assumir o comando das hostilidades já em Mação.

Já na Super 1600, a categoria mais concorrida do Campeonato de Portugal de Ralicross by Diatosta, João Ribeiro tem dominado os acontecimentos até ao momento, mas nem por isso as emoções são menores, com a luta pelo segundo posto ao rubro. Mário Barbosa e André Sousa são os protagonistas deste emocionante duelo em que ambos têm respondido à letra às prestações de cada um. Neste momento, a vantagem está do lado de Barbosa, com mais quatro pontos que Sousa, mas tudo pode mudar de um momento para o outro. Ainda para mais quando Jorge Machado, um dos apenas dois pilotos que já conseguiu bater Ribeiro, surge sorrateiramente em quarto, a apenas 10 pontos do terceiro. 

Enquanto isso, os Iniciados e a Nacional 1.6 têm tido pilotos dominadores e que apenas por uma jornada não fazem o pleno até ao momento. Nos mais novos, Rafael Rego tem ditado o ritmo, com três plenos nas três primeiras jornadas e ainda a pontuação máxima nas corridas de qualificação de Montalegre 2. Só Guilherme Nunes conseguiu travar o que parecia ser o “dono disto tudo” ao triunfar e assinar a melhor volta na final da última jornada.

Já na Nacional 1.6 André Ferreira tem sido imperial desde a primeira visita a Montalegre com cinco pontuações máximas em seis possíveis e duas voltas mais rápidas em três em disputa. Isto depois de Pedro Tiago ter iniciado o ano ao ataque com a vitória em Lousada, mas depois não voltou às pistas, deixando Rafael Rocha a honra de ter sido o único a conseguir roubar uma pontuação máxima a Ferreira nas últimas três rondas.

Já na categoria rainha do Ralicross, a Super Cars, a liderança está a cargo de Joaquim Santos. O piloto do Ford Focus não tem tido vida fácil, com problemas em todas as rondas já disputadas e sem uma única vitória, mas com uma regularidade invejável. Mais vitorioso, o Campeão José Lameiro logrou já dois triunfos, isto apesar de um nulo, o que o deixa em segundo da geral e a aproximar-se da liderança. Enquanto isso, Oscar Ortfeldt, que começou o ano com duas vitórias, viu o aparatoso acidente de Sever do Vouga 1 forçar a ausência nas duas últimas provas. Resta agora ver como será a luta nesta categoria após as férias.

Emoções e competitividade ao mais alto nível numa competição que este ano passou a contar com invejáveis transmissões em directo através da internet. Uma aposta que tem dado frutos, com vários milhares de espectadores a acompanharem todas as qualificações e finais já realizadas e onde as impressionantes imagens de drone, que acompanha os concorrentes a meros dois metros de distância, a darem muito que falar e a serem o deleite de todos.

Ingredientes mais que muitos para garantir uma segunda metade de época electrizante onde nada pode ser dado como garantido e onde a mudança de posições na frente da classificação pode acontecer a qualquer momento, trazendo ainda mais interesse a um campeonato que muito retorno tem dado a todos os patrocinadores e que começa já a pensar na próxima época e em novas pistas com localizações mais austrais que Mação e Castelo Branco.


info: Press Release

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu