Avançar para o conteúdo principal

Manuel Espirito Santo pontua na estreia na Formula 4 Espanhola


Manuel Espirito Santo estreou-se este fim-de-semana nos monolugares em Spa-Francorchamps onde decorreu a primeira jornada do Campeonato Espanhol de Formula 4. Depois de alguns anos a competir nos kartings a nível nacional, a internacionalização que agora se deu, revelou-se bastante positiva, com o jovem piloto a conseguir os primeiros pontos e a mostrar um elevado nível de progressão.

As sessões de treinos livres foram bastante positivas com Manuel a rodar sempre ao nível dos mais rápidos. No entanto, na qualificação, não conseguiu extrair todo o potencial do monolugar da MP Motorsport, já que infelizmente, nunca conseguiu fazer uma volta limpa. O 10º e 15º lugares foram os resultados possíveis nos cronometrados.

Nas três corridas do fim-de-semana foi onde se notou mais a margem de evolução tendo Manuel cruzado a linha de meta no 13º, 18º e no terceiro e derradeiro confronto em 10º, que lhe atribuiu o primeiro ponto para o Campeonato.

"Foi um fim-de-semana de sentimentos contraditórios. Por um lado a satisfação de ter o andamento dos mais rápidos e por outro, alguma frustração por não ter conseguido traduzir em resultados esse andamento. A qualificação acabou por estragar o desfecho das corridas. Estávamos todos muito ansiosos para ir para a pista antes que a chuva aparecesse e isso levou a que todos entrássemos ao mesmo tempo e que tivesse sido muito complicado conseguir fazer uma volta rápida e limpa. Fiquei um pouco desiludido...", começou por explicar Manuel Espirito Santo que foi acompanhado de perto pelo seu mentor, Pedro Lamy.

Nas corridas, a performance foi melhorando gradualmente: "Na corrida 1 fui, talvez, cauteloso demais. Não fiz um bom arranque e depois disso evitei correr riscos e foquei-me em terminar. Era a minha primeira corrida internacional e nos formulas, estava expectante", começou por dizer.

"No segundo confronto já correu tudo melhor. Estava mais rápido, mais confortável e arrisquei mais. Acabei em 18º mas com a sensação que tinha evoluído bastante de uma prova para a outra. Foquei-me na corrida 3, saí de 15º e cheguei a sétimo, mas esta corrida é mais curta e tivemos a intervenção do 'safety-car' duas vezes, o que não permitiu ter tempo suficiente para progredir. No final tive uma penalização e fiquei com o 10º posto. Mas fiquei com a sensação que estava com um andamento excelente e que é a este nível que tenho de andar", explicou Manuel Espirito Santo.

Terminadas as corridas e analisando todo o fim-de-semana o piloto da MP Motorsport faz um balanço positivo: "Estive sempre a evoluir e isso foi muito importante. Fiquei com a sensação que poderia ter feito melhor mas penso que para estreia foi positivo. Saí de Spa a sentir-me mais confortável com esta nova realidade e cheio de vontade que venha a próxima corrida", concluiu o piloto de 17 anos.

Para Pedro Lamy que acompanhou o seu 'pupilo' de perto considera que: "O Manuel esteve bem para fim-de-semana de estreia. Estou certo que daqui para a frente fará sempre melhor. Ele é um excelente piloto e tem uma enorme margem de progressão", disse.

A próxima ronda do Campeonato de Espanha de Formula 4 acontece a 29 e 30 de maio em Navarra, Espanha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu