Avançar para o conteúdo principal

Belgas Van Riet/ Bouvy vencem as SPA 3 Hours em AC Cobra


As 3 Horas de SPA tiveram a sua 5º edição neste Sábado. Marcada pelas restrições da pandemia, foram 44 os inscritos que tiveram qualificação para a quinta edição das 3 Horas de SPA, na mítica pista belga. Se normalmente conseguir terminar esta longa prova já é por si só uma vitória, este ano devido às restrições impostas com viagens e testes, só conseguir estar presente à partida já era motivo de orgulho.

A qualificação de sexta-feira definiu a grelha de partida com o AC Cobra dos Belgas Christophe Van Riet e Frédéric Bouvy ,preparado pela Gipimotor, a fazer o melhor tempo, tal como aconteceu na última edição em 2019, mas determinados que desta vez iriam conseguir materializar a velocidade em resultados final. Os grandes rivais seriam os Porsche 3.0 RS, assim como os Lotus Elan e os Marcos 1800, que não iriam precisar de reabastecer.

A prova teve o seu início como habitualmente às 18H55 de Sábado e como esperado o AC Cobra da Gipimotor começou a construir uma vantagem face aos seus opositores. Na perseguição iam a formação Dinamarquesa com os dois Porsche 911 Carrera RS da família Rolner. O interesse da prova focava-se então na luta pelo 4º lugar onde quatro carros lutavam entre si. Por um lado os potentes Mustang e Falcon da família Davis e dos holandês de Bijleveld / Van der Ende / Deenik, ganhavam na subida, no primeiro sector do circuito; por outro lado, os mais eficazes Lotus Elan da família Graf Von Wedel e Ford Escort RS 1600 ( ex-Wooding ) recuperavam a vantagem na descida, no segundo sector. Já na categoria H-1971 o Mustang Boss 302 de Weerdt/Branckaerts surpreendia e colocava-se na liderança.

No entanto, a prova era uma longa resistência e a primeira das 2 paragens obrigatórias começava aos 50 minutos de corrida, baralhando a classificação. O líder aproveitava para fazer o seu abastecimento, caindo para a 14º posição. Eram agora os Porsche Dinamarqueses que lideravam a prova e assim aconteceu durante a totalidade do segundo turno de condução. Todavia, também os Porsche teriam de parar para abastecer e era a vez do Mustang da família Regis passar para a liderança, quando faltavam 50 minutos para terminar. Também eles teriam de abastecer e a 30 minutos do final, era o Lotus Elan da família alemã Graf Von Wedel que liderava com 1minuto e 30 segundos de vantagem sobre o AC Cobra, o líder inicial, que tinha recuperado de 14º até segundo.

Parecia uma vitoria simples para o Lotus Elan, mas havia um problema. O Circuito de SPA tem sido muito rígido com os track limits e a prova tinha um sistema de penalização por tempo acumulativo em função do número de Track limits. Assim o Cobra tinha 15 segundos de penalização adicional no final da prova, mas o Lotus tinha 2 minutos e 15 segundos o que colocava o Cobra na liderança virtual. Até ao final não existiram alterações significativas, com a família Graf Von Wedel a ser a primeira a ver a bandeira de xadrez, mas caindo logo para a quarta posição. Christophe Van Riet e Frédéric Bouvy acabaram por vencer a prova, seguidos pelos dois Porsche 911 Carrera RS, o primeiro com Lars e Andreas Rolner e o segundo com Anette Rolner e Michael Holden.

De destacar a categoria H-1971, onde após a vantagem inicial dos belgas do Ford Mustang 302, a meio da prova foram os Portugueses Dal Maso / Carvalhosa que passarem para a liderança no seu Porsche 2.5 S/T, terminando na frente do Alfa Romeo GTAm do Alemães Hichert / Ebsen e do fiável BMW 1600 Ti da dupla Ibérica Vasco Nina e António Castro.

A categoria mais importante do Iberian Historic Endurance, o Index Performance Cuervo y Sobrinos, foi bastante disputada, já que os favoritos Lotus Elan tiveram um fim-de-semana para esquecer. Assim, foi o AC Cobra dos holandeses Armand Adriaans / Ad Verkuijlen que levou para casa o fantástico relógio da Cuervo y Sobrinos, secundado pelo Alfa Romeo GTAm de Hichert / Ebsen e pelo BMW 1600ti Ibérico. Entre os Portugueses, os melhores classificados acabaram por ser Piero Dal Maso e José Carvalhosa com a 8º posição, depois de uma liderança inicial da equipa Carlos Brizido, Pina Cardoso e Carlos Matos em Porsche 911 3.0 RS. Vasco Nina conseguiu terminar na 20º posição e muito bem classificado na categoria e o Escort Twin Cam de Manuel e Diogo Ferrão foi obrigado a desistir com problemas elétricos.

Concluída esta prova, o Historic Endurance fará uma pausa de verão por três meses. A próxima ronda será nos dias 08/10 de Outubro e logo para a maior prova desportiva de Classicos da Península Ibérica, o Estoril Classic, que espera receber mais de 400 equipas num evento que se espera inesquecível.


Resultados Corrida SPA 3 Hours

Resultados Index Performance

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...