Avançar para o conteúdo principal

Belgas Van Riet/ Bouvy vencem as SPA 3 Hours em AC Cobra


As 3 Horas de SPA tiveram a sua 5º edição neste Sábado. Marcada pelas restrições da pandemia, foram 44 os inscritos que tiveram qualificação para a quinta edição das 3 Horas de SPA, na mítica pista belga. Se normalmente conseguir terminar esta longa prova já é por si só uma vitória, este ano devido às restrições impostas com viagens e testes, só conseguir estar presente à partida já era motivo de orgulho.

A qualificação de sexta-feira definiu a grelha de partida com o AC Cobra dos Belgas Christophe Van Riet e Frédéric Bouvy ,preparado pela Gipimotor, a fazer o melhor tempo, tal como aconteceu na última edição em 2019, mas determinados que desta vez iriam conseguir materializar a velocidade em resultados final. Os grandes rivais seriam os Porsche 3.0 RS, assim como os Lotus Elan e os Marcos 1800, que não iriam precisar de reabastecer.

A prova teve o seu início como habitualmente às 18H55 de Sábado e como esperado o AC Cobra da Gipimotor começou a construir uma vantagem face aos seus opositores. Na perseguição iam a formação Dinamarquesa com os dois Porsche 911 Carrera RS da família Rolner. O interesse da prova focava-se então na luta pelo 4º lugar onde quatro carros lutavam entre si. Por um lado os potentes Mustang e Falcon da família Davis e dos holandês de Bijleveld / Van der Ende / Deenik, ganhavam na subida, no primeiro sector do circuito; por outro lado, os mais eficazes Lotus Elan da família Graf Von Wedel e Ford Escort RS 1600 ( ex-Wooding ) recuperavam a vantagem na descida, no segundo sector. Já na categoria H-1971 o Mustang Boss 302 de Weerdt/Branckaerts surpreendia e colocava-se na liderança.

No entanto, a prova era uma longa resistência e a primeira das 2 paragens obrigatórias começava aos 50 minutos de corrida, baralhando a classificação. O líder aproveitava para fazer o seu abastecimento, caindo para a 14º posição. Eram agora os Porsche Dinamarqueses que lideravam a prova e assim aconteceu durante a totalidade do segundo turno de condução. Todavia, também os Porsche teriam de parar para abastecer e era a vez do Mustang da família Regis passar para a liderança, quando faltavam 50 minutos para terminar. Também eles teriam de abastecer e a 30 minutos do final, era o Lotus Elan da família alemã Graf Von Wedel que liderava com 1minuto e 30 segundos de vantagem sobre o AC Cobra, o líder inicial, que tinha recuperado de 14º até segundo.

Parecia uma vitoria simples para o Lotus Elan, mas havia um problema. O Circuito de SPA tem sido muito rígido com os track limits e a prova tinha um sistema de penalização por tempo acumulativo em função do número de Track limits. Assim o Cobra tinha 15 segundos de penalização adicional no final da prova, mas o Lotus tinha 2 minutos e 15 segundos o que colocava o Cobra na liderança virtual. Até ao final não existiram alterações significativas, com a família Graf Von Wedel a ser a primeira a ver a bandeira de xadrez, mas caindo logo para a quarta posição. Christophe Van Riet e Frédéric Bouvy acabaram por vencer a prova, seguidos pelos dois Porsche 911 Carrera RS, o primeiro com Lars e Andreas Rolner e o segundo com Anette Rolner e Michael Holden.

De destacar a categoria H-1971, onde após a vantagem inicial dos belgas do Ford Mustang 302, a meio da prova foram os Portugueses Dal Maso / Carvalhosa que passarem para a liderança no seu Porsche 2.5 S/T, terminando na frente do Alfa Romeo GTAm do Alemães Hichert / Ebsen e do fiável BMW 1600 Ti da dupla Ibérica Vasco Nina e António Castro.

A categoria mais importante do Iberian Historic Endurance, o Index Performance Cuervo y Sobrinos, foi bastante disputada, já que os favoritos Lotus Elan tiveram um fim-de-semana para esquecer. Assim, foi o AC Cobra dos holandeses Armand Adriaans / Ad Verkuijlen que levou para casa o fantástico relógio da Cuervo y Sobrinos, secundado pelo Alfa Romeo GTAm de Hichert / Ebsen e pelo BMW 1600ti Ibérico. Entre os Portugueses, os melhores classificados acabaram por ser Piero Dal Maso e José Carvalhosa com a 8º posição, depois de uma liderança inicial da equipa Carlos Brizido, Pina Cardoso e Carlos Matos em Porsche 911 3.0 RS. Vasco Nina conseguiu terminar na 20º posição e muito bem classificado na categoria e o Escort Twin Cam de Manuel e Diogo Ferrão foi obrigado a desistir com problemas elétricos.

Concluída esta prova, o Historic Endurance fará uma pausa de verão por três meses. A próxima ronda será nos dias 08/10 de Outubro e logo para a maior prova desportiva de Classicos da Península Ibérica, o Estoril Classic, que espera receber mais de 400 equipas num evento que se espera inesquecível.


Resultados Corrida SPA 3 Hours

Resultados Index Performance

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu