Avançar para o conteúdo principal

Há uma nova competição de Ralis nos Açores


Há uma nova competição de ralis nos Açores, dá pelo nome de Troféu de Ralis de Terra dos Açores e é o resultado da mais recente parceria entre o Clube Automóvel do Faial (CAF) e o Grupo Desportivo Comercial (GDC).

Os únicos dois clubes açorianos organizadores de ralis em pisos de terra uniram forças e criaram um troféu onde incluem os eventos por si organizados no âmbito do Campeonato dos Açores de Ralis, dotando a nova competição de inovação e, como é seu timbre, de condições vantajosas para quem nele quiser participar.

Com o objetivo de trazer novos valores para a modalidade e para os ralis em pisos de terra, surgem duas categorias que aproveitam a regulamentação nacional para os ralis regionais, a primeira novidade chega com a inclusão das viaturas TT, podendo ser esta uma viragem de página no desporto motorizado açoriano, com a aposta em verdadeiras máquinas TT nos Açores. A segunda é a criação de uma competição Júnior para pilotos com idade até 27 anos. Mais atentos à realidade da região, o novo troféu dá igual protagonismo às viaturas de tração não integral (2WD ou 2RM), assim como permite que os concorrentes formem equipas, de/até três pilotos por formação, sem custos adicionais. Ainda na vertente desportiva, está pensado um sistema de pontuação apelativo, em que os pilotos que concluam cada um dos eventos, obterão duas pontuações por prova, e ainda pontuação extra por cada prova especial de classificação cumprida.

Em termos de valores de investimento, a inscrição por prova é simbólica, ficando cifrada em 10,00 €. Já no que concerne a prémios, está preconizado um lote interessante de incentivos de modo que a nova competição reúna o maior número de participantes. Os primeiros três classificados absolutos receberão prémios pecuniários no valor de mil, quinhentos e duzentos cinquenta euros, respetivamente. Os vencedores das competições 2WD/2RM e TT recebem, respetivamente, quatrocentos e duzentos litros de combustível a usar na época seguinte. Os pilotos da formação vencedora em Equipas, beneficiam da oferta da taxa de inscrição nos eventos do Troféu da época seguinte, e o melhor Júnior receberá quatro pneus de oferta. A estes prémios juntam-se ainda facilidades na deslocação de pessoas e viaturas a providenciar por ambos os clubes. Finalmente, os concorrentes beneficiarão de mediatização e promoção na internet, redes sociais e órgãos de comunicação social, a providenciar pela organização.

O TRTA, sigla pela qual será também mencionado o novo Troféu de Ralis de Terra dos Açores, terá o seu início já no próximo fim de semana, com a realização do XXXII Além Mar Rali – Ilha Azul, que se realiza na ilha do Faial, entre 2 e 3 de julho. Segue-se-lhe o 55th Azores Rallye, que acontece na ilha de São Miguel, entre 16 e 18 de setembro. As decisões do TRTA serão tomadas na última prova, o Além Mar Rali, realizado igualmente na ilha de São Miguel, entre 26 e 27 de novembro.

O Troféu de Ralis de Terra dos Açores pode ser acompanhado na internet em facebook.com/trofeu.ralis.terra.acores e em instagram.com/tratacores.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...