Avançar para o conteúdo principal

Iberian Historic Endurance em terras espanholas com 37 equipas


No fim-de-semana de 05/06 de Junho, a competição Iberian Historic Endurance regressa a solo espanhol com visita ao Circuito de Jarama. Após cerca de 1 mês desde o primeiro desafio em Portimão, pilotos e equipas são postos à prova no exigente circuito na capital espanhola. Como é tradicional, o fim-de-semana irá contar com duas provas de 50 minutos cada e irá contar com uma extraordinária grelha de partida com 37 máquinas representando alguns dos mais desejados modelos dos anos 60 e 70. Esta emblemática competição demarca-se pelo espírito de “Gentlemen Driver”, nos quais os pilotos vão para a pista disputar uma animada corrida com os seus colegas, ao volante do seu carro favorito, ao revés de apenas procurarem a vitória final. A grande novidade desta segunda prova da competição é a presença de 2000 espectadores nas bancadas do circuito, mantendo o Paddock reservado a Pilotos e equipas. 

Entre os inscritos, destaque para a Gentlemen Drivers Spirit (GDS). A categoria para Turismos até 1965 e para todos os carros 1300, voltará a ter lutas épicas entre os Turismos até 2000cc. A lista de inscritos conta com 1 raro BMW 1800 TISA, com Alberto Velez-Grilo e o seu filho Tomás a trazerem o seu belo exemplar alemão à pista mais central da península ibérica. Tal como na época, os BMW terão a oposição de dois Cortina Lotus, nas mãos de Luis Sousa Ribeiro e de Luis Gama Rocha, que à semelhança da última prova trás o seu filho Diogo para dividir a condução, fazendo expectar um fantástico duelo. Os Datsun 1200 não ficaram de fora e o piloto espanhol Guillermo Velasco dividirá o volante com Francisco Freitas que regressam ao HE preparados pela Eficar Team, João Neves e Paulo Lima, de igual forma num Datsun 1200, também não faltaram à chamada e estarão presentes na grelha em Jarama. Também inscritos nesta categoria está o emblemático Ford Anglia de António Castro e Stig Nas. Sem dúvida um dos favoritos ao Index de Performance Cuervo y Sobriños! Por último, os Porsche 911 SWB dos Lisboetas Nuno Nunes e Piero dal Maso e dos espanhóis Carlos Beltran e Pablo Tarrero.

A categoria H-1965 contará com o belíssimo Alfa Romeo Giulietta Sprint de Luis Delso e Carlos de Miguel e com o Porsche 356 preparado pela Garagem João Gomes com Pedro Moriyon e José Carvalhosa a dividirem as lides do volante. De relembrar que estes são fortes candidatos à vitória no Index Performance Cuervo y Sobriños.


A categoria H-1971 é sem dúvida a categoria mais concorrida com 11 equipas. Jorge Guimarães desloca-se a Jarama com o singular Volvo 121. Serão 2 os Lotus Elan a percorrer as curvas do circuito madrileno, um preparado pela RP Motorsport, Joaquim Soares a solo e Filipe Matias que divide o papel de piloto com Pedro Cerqueira, o carro britânico é preparado e assistido pela Monteiros Competições. O Ford Escort RS 1600 de Miguel Ferreira e Francisco Carvalho que querem repetir o bom resultado obtido em Portimão. Também o elegante Alfa Romeo GTAM de Jorge Santos / Alcides Petiz marcará presença em Espanha e com o potente BMW 2800CS de Domingos Sousa Coutinho que nesta internacionalização estreia um novo companheiro de equipa, Rui Maia. Por fim, a categoria terá 6 exemplares Porsche, quatro vindos de Espanha pilotados por Antonio Gutierrez/Jesus Fuster, Ildefonso/Alfonso Garcia e Alberto Pecanins, as duas primeiras duplas de Porsche 2.5 ST, Manuel de la Torre com um 914/6, Albert Pecanins com um elegante 911 2.2. Piero dal Maso brinda-nos uma vez mais com o seu 911 2.5 ST. E de terras gaulesas Alexis Raoux trás um Porsche 911 ST.

A categoria H-76 irá contar com a presença do característico Saab Sonett III de Paulo Sousa/Francisco Pinto, que é sempre uma delícia de ver passar. Esta categoria é normalmente conhecida pelos Porsche e desta vez não será exceção. A Garagem Aurora traz 5 equipas, com a primeira internacionalização de Mário Meireles a solo no que toca às lides de condução tal como Pedro Bastos Rezende a que se juntam as duplas Bruno Duarte/Filipe Jesus, Alfredo Martinez/Jesus Fuster .Também a MR Auto inscreve um Porsche para Carlos Brizido/João Pina Cardoso,os Catalães da Nou Onze inscreve uma viatura para António Cubero e a AF Motorsport terá ao volante os regressados Juan Carlos Zorrilla e Tomas Moreno, Vasco Nina com o seu habitual Porsche 911 3.0 RS assistido pela GFC Motor. Eduardo Davila leva também à semelhança dos anteriores um carro da marca alemã, com um Porsche 911 3.0. Nesta categoria H-76 ainda se junta o especial Seat 124 da Zaragoza Romero com Álvaro Bajo Robles e Mauricio Bajo ao volante.

Nesta lista de luxo falta ainda categoria H-GTP & Sports Cars, que está reservada a carros carismáticos e únicos até 1965, com rapidíssimo Merlyn MK4 de Carlos Barbot, assim como o Lotus Seven da dupla João Mira Gomes/Nuno Afoito, que terão como adversário Paulo Rompante no seu esbelto Alfa Romeo Ti Super. Jordi Puig brindar-nos-á com o seu potente e elegante Ford GT40. Depois da sua estreia no Estoril Classic .

Diogo Ferrão, responsável pela competição Iberian Historic Endurance, afirma que "Após tanto confinamento, voltar a poder ir a Espanha numa pista mágica como Jarama é extremamente motivador. O traçado de 1967 muito desafiante e perfeito para estes carros assim como a localização em Madrid para os Pilotos e respectivas famílias. De destacar a forte adesão de muitas equipas espanholas que regressam após quase 2 anos de inactividade. Com o verão ai à porta, viveremos calorosos momentos, mas sempre respeitando o distanciamento social dentro e fora de pista!”

A qualificação para as duas corridas começa às 18h35 de dia 05 de Junho, sábado, com a primeira corrida a ser realizada às 12H05 de domingo, enquanto que a segunda corrida do Iberian Historic Endurance está marcada para as 16h00 no mesmo dia.

Mais informações disponível no website da competição em www.historicendurance.com ou nas redes sociais da competição.


Lista de inscritos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...