Avançar para o conteúdo principal

KIA Cup - Estoril: Corridas quentes sob Sol abrasador


Foi debaixo de um sol abrasador que colocou em alerta a resistência física e mental dos pilotos, mas igualmente a gestão estratégica do desgaste dos pneus ao longo dos 25 minutos de cada corrida, que decorreu a 2ª prova da temporada 2021 do Kia GT Cup.

Num plantel apimentado com mais de duas dezenas de viaturas e um convidado de luxo no hexacampeão nacional e bicampeão do mundo de ralis, Armindo Araújo, a visita ao Circuito do Estoril traduziu-se em duas corridas com cinco vencedores distintos, boas ultrapassagens e emoção prolongada até à bandeira de xadrez.

Depois de os treinos cronometrados terem definido as posições de partida, cabendo a Manuel Gião (Pro — Corrida 1), Rafael Lobato (Pro — Corrida 2), Gonçalo Inácio (Club) e Pedro Pinto (Júnior) a honra de sair da pole-position, a manhã de Domingo encerrou com a primeira corrida do fim-de-semana.


CORRIDA 1

No arranque, o piloto da Sertã (Gião) manteve o comando entre os pilotos da Pro, pressionado por Francisco Carvalho, ao passo que João Aguiar-Branco surpreendia o bicampeão em título da Club, Pedro Alves, para assumir a 3ª posição com o Ceed GT #12. Já Armindo Araújo aproveitava para se colar atrás deste grupo e estudar as linhas de trajetória destes pilotos enquanto acumulava quilómetros preciosos no seu conhecimento do carro.

Nos Picanto GT, as primeiras voltas prometiam: tanto Gonçalo Inácio (Club) como Pedro Pinto (Júnior), líderes das suas respetivas categorias, encontravam-se no mesmo ritmo e tinham a companhia de pelo menos cinco pilotos em Orlando Batina, André Pinto, Francisco Matos Gil, Gustavo Moura e Tomás Guedes.

Com Manuel Gião a acumular décimo atrás de décimo na frente até fixar um intervalo de cerca de 3,8s para Francisco Carvalho, a liderança da Pro aparentava estar assegurada. Mas um golpe de teatro na primeira curva da derradeira volta da corrida, num toque com o Júnior Gustavo Moura classificado pela Direção de Prova como incidente de corrida, resultou em danos na dianteira do Ceed e na caída do piloto da MG Competição (Gião) para o 4º lugar. 

Final surpreendente e repleto de emoção, aproveitado por Francisco Carvalho para celebrar o 1º triunfo de 2021 com a Veloso Motorsport, e que deixou ainda mais interessante a luta (agora pelo 2º posto) entre João Aguiar-Branco e Pedro Alves — pilotos que não se largaram durante toda a corrida.

As posições manter-se-iam assim até ao final, permitindo ao jovem Aguiar-Branco o primeiro pódio da sua carreira nos Ceed GT e a Pedro Alves repetir o feito alcançado na prova de abertura da época.

Nos irreverentes Picanto GT, Pedro Pinto liderou de início ao fim para reforçar a liderança do campeonato entre os Juniores. Mas atrás dele assistiu-se a uma corrida interessantíssima, com um mix muito positivo entre concorrentes das duas categorias, e sucessivas trocas de posição entre Gonçalo Inácio (1º Club), Orlando Batina (2º Júnior) e Francisco Matos Gil (3º Club).

Destaque, ainda, para a prestação de André Pinto (2º Club), que veio de trás para superar o colega de equipa da Gianfranco Motorsport (Matos Gil), e ainda um aguerrido Gustavo Moura Jr. (3º Júnior) — piloto que também rodou nos lugares da frente. Já o rookie Tomás Guedes voltou a demonstrar maturidade ao volante e terminou a 2,5s deste.

Atrativa foi também a luta de Miguel Martins, Pompeu Simões e Rafael Antunes, trio que terminou a corrida separado por 1s, e o confronto entre Miguel Lourenço e Samuel Teixeira, que viram a bandeirada de xadrez com 3 décimos a separá-los. Cinco pilotos no mesmo andamento e cujas voltas mais rápidas cabem no mesmo segundo.

Uma referência, ainda, para Vítor Gouveia, Francisco Coutinho, Luís Lourenço e Manuel Alves, que não concluíram a prova. Mas cujos desempenhos contribuíram, também, para o colorido especial desta corrida.


CORRIDA 2

Com Rafael Lobato a não alinhar para esta corrida, Manuel Gião ocupou virtualmente a pole da segunda contenda do dia. Desiludido com o desfecho da manhã, o piloto fez da tristeza motivação e arrancou de forma belíssima para não mais largar o 1º lugar. Com isso festejou o triunfo na classe Pro com 8s de vantagem para o 2ª classificado, Pedro Alves, embora o piloto do Ceed GT #52 (Alves) tenha a posteriori sido penalizado com 30s pela Direção de Prova por não ter respeitado os limites de pista.

Subiu assim à 2ª posição Francisco Carvalho, que andou sempre nos calcanhares de Pedro Alves, e ao 3º posto João Aguiar-Branco, que, por sua vez, teve Armindo Araújo à perna durante toda a corrida. O jovem piloto chegou mesmo a ser ultrapassado pelo convidado da Kia Portugal.

Nos Picanto, ‘corridão’ de Manuel Alves, que venceu à geral e entre os Juniores, apesar da fortíssima oposição de Orlando Batina (não se largaram o tempo todo) e do Club Gonçalo Inácio, que homenageou a mãe e o recente nascimento do seu filho da melhor forma possível: com um duplo triunfo e o reforço da liderança do campeonato na classe em que compete. Mais atrás, Gustavo Moura Júnior (3º Junior) voltou a encerrar o pódio dos Juniores, à frente de Pedro Pinto, Tomás Guedes, Rafael Antunes e Miguel Lourenço.

Já Manuel Rodrigues de Sousa foi 2º da Club, emulando o pódio do colega de equipa Francisco Matos Gil na Corrida 1, cabendo a Francisco Coutinho o 3º lugar do pódio desta categoria, na dianteira de Miguel Martins, Pompeu Simões, Carlos Gouveia, Vítor Fernandes e Manuel Moura Teixeira. Nota ainda para o andamento de Jorge Setas, que estava a contribuir para a animada luta pelo pódio da Club até ser forçado a desistir da prova.

Concluída esta segunda prova da época, o Kia GT Cup entra na pausa de Verão antes do regresso às pistas no fim-de-semana de 11 e 12 de Setembro. Em perspetiva, uma visita a Braga com duas corridas no Circuito Vasco Sameiro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...