Avançar para o conteúdo principal

KIA Cup - Estoril: Corridas quentes sob Sol abrasador


Foi debaixo de um sol abrasador que colocou em alerta a resistência física e mental dos pilotos, mas igualmente a gestão estratégica do desgaste dos pneus ao longo dos 25 minutos de cada corrida, que decorreu a 2ª prova da temporada 2021 do Kia GT Cup.

Num plantel apimentado com mais de duas dezenas de viaturas e um convidado de luxo no hexacampeão nacional e bicampeão do mundo de ralis, Armindo Araújo, a visita ao Circuito do Estoril traduziu-se em duas corridas com cinco vencedores distintos, boas ultrapassagens e emoção prolongada até à bandeira de xadrez.

Depois de os treinos cronometrados terem definido as posições de partida, cabendo a Manuel Gião (Pro — Corrida 1), Rafael Lobato (Pro — Corrida 2), Gonçalo Inácio (Club) e Pedro Pinto (Júnior) a honra de sair da pole-position, a manhã de Domingo encerrou com a primeira corrida do fim-de-semana.


CORRIDA 1

No arranque, o piloto da Sertã (Gião) manteve o comando entre os pilotos da Pro, pressionado por Francisco Carvalho, ao passo que João Aguiar-Branco surpreendia o bicampeão em título da Club, Pedro Alves, para assumir a 3ª posição com o Ceed GT #12. Já Armindo Araújo aproveitava para se colar atrás deste grupo e estudar as linhas de trajetória destes pilotos enquanto acumulava quilómetros preciosos no seu conhecimento do carro.

Nos Picanto GT, as primeiras voltas prometiam: tanto Gonçalo Inácio (Club) como Pedro Pinto (Júnior), líderes das suas respetivas categorias, encontravam-se no mesmo ritmo e tinham a companhia de pelo menos cinco pilotos em Orlando Batina, André Pinto, Francisco Matos Gil, Gustavo Moura e Tomás Guedes.

Com Manuel Gião a acumular décimo atrás de décimo na frente até fixar um intervalo de cerca de 3,8s para Francisco Carvalho, a liderança da Pro aparentava estar assegurada. Mas um golpe de teatro na primeira curva da derradeira volta da corrida, num toque com o Júnior Gustavo Moura classificado pela Direção de Prova como incidente de corrida, resultou em danos na dianteira do Ceed e na caída do piloto da MG Competição (Gião) para o 4º lugar. 

Final surpreendente e repleto de emoção, aproveitado por Francisco Carvalho para celebrar o 1º triunfo de 2021 com a Veloso Motorsport, e que deixou ainda mais interessante a luta (agora pelo 2º posto) entre João Aguiar-Branco e Pedro Alves — pilotos que não se largaram durante toda a corrida.

As posições manter-se-iam assim até ao final, permitindo ao jovem Aguiar-Branco o primeiro pódio da sua carreira nos Ceed GT e a Pedro Alves repetir o feito alcançado na prova de abertura da época.

Nos irreverentes Picanto GT, Pedro Pinto liderou de início ao fim para reforçar a liderança do campeonato entre os Juniores. Mas atrás dele assistiu-se a uma corrida interessantíssima, com um mix muito positivo entre concorrentes das duas categorias, e sucessivas trocas de posição entre Gonçalo Inácio (1º Club), Orlando Batina (2º Júnior) e Francisco Matos Gil (3º Club).

Destaque, ainda, para a prestação de André Pinto (2º Club), que veio de trás para superar o colega de equipa da Gianfranco Motorsport (Matos Gil), e ainda um aguerrido Gustavo Moura Jr. (3º Júnior) — piloto que também rodou nos lugares da frente. Já o rookie Tomás Guedes voltou a demonstrar maturidade ao volante e terminou a 2,5s deste.

Atrativa foi também a luta de Miguel Martins, Pompeu Simões e Rafael Antunes, trio que terminou a corrida separado por 1s, e o confronto entre Miguel Lourenço e Samuel Teixeira, que viram a bandeirada de xadrez com 3 décimos a separá-los. Cinco pilotos no mesmo andamento e cujas voltas mais rápidas cabem no mesmo segundo.

Uma referência, ainda, para Vítor Gouveia, Francisco Coutinho, Luís Lourenço e Manuel Alves, que não concluíram a prova. Mas cujos desempenhos contribuíram, também, para o colorido especial desta corrida.


CORRIDA 2

Com Rafael Lobato a não alinhar para esta corrida, Manuel Gião ocupou virtualmente a pole da segunda contenda do dia. Desiludido com o desfecho da manhã, o piloto fez da tristeza motivação e arrancou de forma belíssima para não mais largar o 1º lugar. Com isso festejou o triunfo na classe Pro com 8s de vantagem para o 2ª classificado, Pedro Alves, embora o piloto do Ceed GT #52 (Alves) tenha a posteriori sido penalizado com 30s pela Direção de Prova por não ter respeitado os limites de pista.

Subiu assim à 2ª posição Francisco Carvalho, que andou sempre nos calcanhares de Pedro Alves, e ao 3º posto João Aguiar-Branco, que, por sua vez, teve Armindo Araújo à perna durante toda a corrida. O jovem piloto chegou mesmo a ser ultrapassado pelo convidado da Kia Portugal.

Nos Picanto, ‘corridão’ de Manuel Alves, que venceu à geral e entre os Juniores, apesar da fortíssima oposição de Orlando Batina (não se largaram o tempo todo) e do Club Gonçalo Inácio, que homenageou a mãe e o recente nascimento do seu filho da melhor forma possível: com um duplo triunfo e o reforço da liderança do campeonato na classe em que compete. Mais atrás, Gustavo Moura Júnior (3º Junior) voltou a encerrar o pódio dos Juniores, à frente de Pedro Pinto, Tomás Guedes, Rafael Antunes e Miguel Lourenço.

Já Manuel Rodrigues de Sousa foi 2º da Club, emulando o pódio do colega de equipa Francisco Matos Gil na Corrida 1, cabendo a Francisco Coutinho o 3º lugar do pódio desta categoria, na dianteira de Miguel Martins, Pompeu Simões, Carlos Gouveia, Vítor Fernandes e Manuel Moura Teixeira. Nota ainda para o andamento de Jorge Setas, que estava a contribuir para a animada luta pelo pódio da Club até ser forçado a desistir da prova.

Concluída esta segunda prova da época, o Kia GT Cup entra na pausa de Verão antes do regresso às pistas no fim-de-semana de 11 e 12 de Setembro. Em perspetiva, uma visita a Braga com duas corridas no Circuito Vasco Sameiro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu