Avançar para o conteúdo principal

SuperCars Endurance no Estoril: Dupla Patrick/Monti vence a corrida 2


A dupla Stephen Pattrick/Romain Monti, no Mercedes AMG da Bullitt Racing, triunfou “in extremis”, na tarde deste domingo, na segunda corrida da segunda jornada da SuperCars Series, no Autódromo do Estoril, ao chegar à vitória na última volta, quando ultrapassou Daniel Teixeira, no CUPRA TCR da JT59 Racing Team, para cortar a linha de meta com 0.754s de vantagem. Teixeira concluiu esta ronda em beleza, ao garantir mais um triunfo na classe TCR, depois de ter ganho, à geral e na classe, a corrida da manhã.

Viveram-se emoções fortes aos longo dos 45 minutos desta segunda corrida, que desde a partida teve a dupla Luís Cidade/Gustavo Moura (P&B Racing, Hyundai Elantra N TCR) na frente, perdendo essa posição já depois de feita a troca de pilotos obrigatória. A entrada do safety car em pista, depois do Ginetta G50 da Tockwith Motorsport de Jeema Moore e Paulo Sousa ficar parado na pista com problemas de motor, ao juntar, durante quase duas voltas, todos os pilotos, acabou por ser determinante para o futuro desenrolar da prova, como reconheceu Romain Monti no final: “Estava longe de imaginar esta vitória, especialmente depois de termos partido do fim da grelha de partida, por não termos feito a segunda qualificação, devido a problemas no turbo do Mercedes. A verdade é que foi uma sorte a entrada do safety car, ‘ajudando-nos’ a recuperar e o meu colega também teve um bom desempenho. De resto, o carro esteve perfeito, graças ao trabalho da equipa”, disse o piloto das Bullit Racing.

Monti, que fez o segundo turno de condução, tirou o “rebuçado” da boca de Daniel Teixeira mesmo na última volta… “Foi pena não repetir a vitória à geral, mas o meu objetivo era vencer o TCR e concretizei-o. Saio daqui na liderança do campeonato, o que me deixa radiante. Houve luta e emoção, sendo justo endereçar os parabéns aos meus adversários: Gustavo Moura, Jorge Silva, Pedro Silva e ainda ao Manuel Sousa”, declarou o piloto da JT59 Racing Team, sem dúvida a figura do fim se semana da SuperCars Racing Series no Estoril.

Luís Cidade e Gustavo Moura terminaram no terceiro lugar do pódio absoluto e segundos do TCR. “Não foi um fim de semana fácil, pois o BOP (balance of performance) do Hyundai Elantra recebeu um reajustamento, o que significou mais 30 quilos de peso. E se na primeira corrida tivemos problemas com um amortecedor, agora não deu para ser melhor do que segundo. Os adversários foram mais fortes. Só nos restam continuar a trabalhar…”, desabafo de Gustavo Moura.

Quem esteve de novo em bom plano foi a dupla do Audi RS3 LMS da Veloso Motorsport constituída por Jorge Silva e Pedro Silva, terceiros da classe TCR e quartos da classificação absoluta. Na segunda metade da corrida, Pedro travou um animado despique com António Coimbra, no Mercedes AMG da Sports & You, mas este último, vencedor da classe GT4 Bronze, não acabou muito satisfeito… “Levei um toque de traseira do Audi na parabólica interior e fiz um ‘pião’, necessitando de fazer inversão de marcha. Enfim, a minha corrida ficou estragada aí, pois até estava a travar uma luta gira com o McLaren”. Apesar de tudo, o “sprint” final deste piloto ainda lhe permitiu ganhar uma posição ao carro da dupla espanhola da SMC Motorsport, segunda classificado final na classe GT4 Pro.

Pedro Marques, no Porsche 911 Cup da Moby Motorsport, acabou como triunfador da classe GTC, enquanto Manuel Sousa e Luís Silva, no CUPRA TCR do Grupo TDS, que na primeira corrida subia ao pódio na sua classe (TCR), concluiu esta segunda na frente da dupla José Correia/Gabriela Correia, no Mercedes AMG da JC Group Racing Team. A jovem Gabriela, largando do último lugar, até começou bem a prova, mas um ‘pião’ acabaria por condicionar o resultado final.



Corrida 2

1º, Bullitt Racing, Romain Monti/Stephen Pattrick (Mercedes AMG/GT4 PRO), 45.02.011
2º, JT59 Racing Team, Daniel Teixeira (CUPRA TCR/TCR), + 0.754 
3º, P&B Racing, Gustavo Moura/Luís Cidade (Hyundai Elantra N TCR/TCR), + 6.448
4º, Veloso Motorsport, Pedro Silva/Jorge Silva (Audi RS 3 LMS/TCR), + 32.769
5º, Sport & You, Luís Silva/António Coimbra (Mercedes AMG/GT4 BRONZE), + 47.043
6º, SMC Motorsport, Gonzalo de Andrés/Guillermo Aso (McLaren 570S/GT4 PRO), + 52.894
7º, Moby Motorsport, Pedro Marques (Porsche 911 Cup/GTC), + 1.00.773
8º, PROGT, Andrius Zemaitis (Porsche 981 Cayman/GT4 BRONZE), + 1.07.721
9º, Grupo TDS, Manuel Sousa/Luís Silva (CUPRA TCR), + 1 volta
10º, JC Group Racing Team, Gabriela Correia/José Correia (Mercedes AMG/GT4 BRONZE), + 1 volta

A próxima jornada (3ª) da Supercars Endurance Series terá como palco o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, a 16 e 17 de outubro próximo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Albuquerque brilha com vitória em Spa-Francorchamps, na primeira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2

Foi mais uma corrida eximia de Filipe Albuquerque e dos seus companheiros de equipa na United Autosports, Phil Hanson e a Fabio Scherer hoje em Spa-Francorchamps. O trio largou da 'pole position' e arrecadou a primeira vitória da época na jornada de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência LMP2. A melhor forma de começar a temporada quando o objectivo é revalidar o título de 2020. O fim-de-semana já tinha começado bem, com os pilotos do Oreca #22 sempre a marcar o ritmo e a corrida confirmou tudo isso: um andamento notável do carro e dos três pilotos sempre muito focados na vitória. Filipe Albuquerque não escondia a felicidade de uma fim-de-semana que considera dos melhores da sua carreira: "Foi uma semana incrível: sistematicamente os mais rápidos desde os treinos livres. Conseguimos a 'pole' com meio segundo de avanço e ganhámos a corrida com mais de um minuto de vantagem, liderámos do principio ao fim. Um domínio avassalador. Toda a equipa está de parabén...

RXPortugal by Diatosta ao rubro ao virar da primeira metade da época

Nem mesmo as competições que têm conhecido pilotos mais dominadores estão isentas de emocionantes lutas pela liderança da classificação geral. Com quatro provas já disputadas, a época de 2021 do Campeonato de Portugal de Rallicross e Kartcross by Diatosta, a primeira sob a égide da GO.NOW Motorsport, já ultrapassou o ponto de não retorno, que é como quem diz, está já para lá meio e com o final cada vez mais perto. Num ano ainda fortemente afectado pela pandemia da Covid-19, com o arranque da temporada um pouco atrasado, uma prova adiada, outra troca e, até ao momento, sempre sem público presente nas bancadas dos traçados de Lousada, Montalegre e Sever do Vouga, nem por isso a competitividade e as emoções têm sido poucas. Pelo contrário! No Kartcross, que conta habitualmente com uma das listas de inscritos mais preenchida, o Campeão em título Jorge Gonzaga foi o primeiro a bisar no mais alto do pódio com os triunfos nas rondas de Sever do Vouga 1 e Montalegre 2, mas nem por isso logrou...

Filipe Albuquerque vence em Mid Ohio e cimenta a primeira posição no Campeonato Norte Americano de Resistência

Foi uma corrida muito dura aquela que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor tiveram hoje em Mid Ohio, terceira jornada do Campeonato Norte Americano de Resistência, mas que culminou com o melhor resultado possível: a vitória. Um corrida disputada até ao cruzar da linha de meta mas que permite aos pilotos do Acura #10 consolidar o primeiro lugar nas contas do Campeonato. A largar da segunda posição da grelha, Filipe Albuquerque não teve a tarefa facilitada: "No final foi um resultado incrível mas foi muito, muito difícil. Ao contrário dos meus adversários não arranquei para a corrida com pneus novos o que dificultou muito o meu trabalho. O meu 'stint' foi muito duro, procurei a todo o custo não perder demasiado terreno e dei tudo o que tinha e não tinha" , começou por referir o piloto português. Ricky Taylor conseguiu depois recuperar para primeiro, mas nunca conseguiu respirar de alivio, já que a luta pela vitória deu-se até cruzar a linha de meta: "O Ricky fez um tr...