Avançar para o conteúdo principal

SuperCars Endurance no Estoril: Dupla Patrick/Monti vence a corrida 2


A dupla Stephen Pattrick/Romain Monti, no Mercedes AMG da Bullitt Racing, triunfou “in extremis”, na tarde deste domingo, na segunda corrida da segunda jornada da SuperCars Series, no Autódromo do Estoril, ao chegar à vitória na última volta, quando ultrapassou Daniel Teixeira, no CUPRA TCR da JT59 Racing Team, para cortar a linha de meta com 0.754s de vantagem. Teixeira concluiu esta ronda em beleza, ao garantir mais um triunfo na classe TCR, depois de ter ganho, à geral e na classe, a corrida da manhã.

Viveram-se emoções fortes aos longo dos 45 minutos desta segunda corrida, que desde a partida teve a dupla Luís Cidade/Gustavo Moura (P&B Racing, Hyundai Elantra N TCR) na frente, perdendo essa posição já depois de feita a troca de pilotos obrigatória. A entrada do safety car em pista, depois do Ginetta G50 da Tockwith Motorsport de Jeema Moore e Paulo Sousa ficar parado na pista com problemas de motor, ao juntar, durante quase duas voltas, todos os pilotos, acabou por ser determinante para o futuro desenrolar da prova, como reconheceu Romain Monti no final: “Estava longe de imaginar esta vitória, especialmente depois de termos partido do fim da grelha de partida, por não termos feito a segunda qualificação, devido a problemas no turbo do Mercedes. A verdade é que foi uma sorte a entrada do safety car, ‘ajudando-nos’ a recuperar e o meu colega também teve um bom desempenho. De resto, o carro esteve perfeito, graças ao trabalho da equipa”, disse o piloto das Bullit Racing.

Monti, que fez o segundo turno de condução, tirou o “rebuçado” da boca de Daniel Teixeira mesmo na última volta… “Foi pena não repetir a vitória à geral, mas o meu objetivo era vencer o TCR e concretizei-o. Saio daqui na liderança do campeonato, o que me deixa radiante. Houve luta e emoção, sendo justo endereçar os parabéns aos meus adversários: Gustavo Moura, Jorge Silva, Pedro Silva e ainda ao Manuel Sousa”, declarou o piloto da JT59 Racing Team, sem dúvida a figura do fim se semana da SuperCars Racing Series no Estoril.

Luís Cidade e Gustavo Moura terminaram no terceiro lugar do pódio absoluto e segundos do TCR. “Não foi um fim de semana fácil, pois o BOP (balance of performance) do Hyundai Elantra recebeu um reajustamento, o que significou mais 30 quilos de peso. E se na primeira corrida tivemos problemas com um amortecedor, agora não deu para ser melhor do que segundo. Os adversários foram mais fortes. Só nos restam continuar a trabalhar…”, desabafo de Gustavo Moura.

Quem esteve de novo em bom plano foi a dupla do Audi RS3 LMS da Veloso Motorsport constituída por Jorge Silva e Pedro Silva, terceiros da classe TCR e quartos da classificação absoluta. Na segunda metade da corrida, Pedro travou um animado despique com António Coimbra, no Mercedes AMG da Sports & You, mas este último, vencedor da classe GT4 Bronze, não acabou muito satisfeito… “Levei um toque de traseira do Audi na parabólica interior e fiz um ‘pião’, necessitando de fazer inversão de marcha. Enfim, a minha corrida ficou estragada aí, pois até estava a travar uma luta gira com o McLaren”. Apesar de tudo, o “sprint” final deste piloto ainda lhe permitiu ganhar uma posição ao carro da dupla espanhola da SMC Motorsport, segunda classificado final na classe GT4 Pro.

Pedro Marques, no Porsche 911 Cup da Moby Motorsport, acabou como triunfador da classe GTC, enquanto Manuel Sousa e Luís Silva, no CUPRA TCR do Grupo TDS, que na primeira corrida subia ao pódio na sua classe (TCR), concluiu esta segunda na frente da dupla José Correia/Gabriela Correia, no Mercedes AMG da JC Group Racing Team. A jovem Gabriela, largando do último lugar, até começou bem a prova, mas um ‘pião’ acabaria por condicionar o resultado final.



Corrida 2

1º, Bullitt Racing, Romain Monti/Stephen Pattrick (Mercedes AMG/GT4 PRO), 45.02.011
2º, JT59 Racing Team, Daniel Teixeira (CUPRA TCR/TCR), + 0.754 
3º, P&B Racing, Gustavo Moura/Luís Cidade (Hyundai Elantra N TCR/TCR), + 6.448
4º, Veloso Motorsport, Pedro Silva/Jorge Silva (Audi RS 3 LMS/TCR), + 32.769
5º, Sport & You, Luís Silva/António Coimbra (Mercedes AMG/GT4 BRONZE), + 47.043
6º, SMC Motorsport, Gonzalo de Andrés/Guillermo Aso (McLaren 570S/GT4 PRO), + 52.894
7º, Moby Motorsport, Pedro Marques (Porsche 911 Cup/GTC), + 1.00.773
8º, PROGT, Andrius Zemaitis (Porsche 981 Cayman/GT4 BRONZE), + 1.07.721
9º, Grupo TDS, Manuel Sousa/Luís Silva (CUPRA TCR), + 1 volta
10º, JC Group Racing Team, Gabriela Correia/José Correia (Mercedes AMG/GT4 BRONZE), + 1 volta

A próxima jornada (3ª) da Supercars Endurance Series terá como palco o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, a 16 e 17 de outubro próximo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Skywalker Young Guns na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Karting

Arranca este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting com a presença de dois dos pilotos do Porgrama Skywalker Young Guns de Tiago Monteiro: Mariana Machado e Noah Monteiro. Mariana Machado integrará o vasto pelotão da categoria X30 com o objectivo de lutar pelo título que lhe tem escapado em ano anteriores. Uma ambição redobrada depois do bom andamento e ritmo competitivo que demonstrou na prova a contar para a Taça de Portugal 2020 que lhe valeu um 3º lugar, mesmo após a longa paragem resultante da pandemia. Noah Monteiro, entre os pilotos da Júnior, está este ano focado no seu programa internacional, no entanto, com o objectivo de manter o ritmo competitivo e a sua preparação para as próximas provas internacionais, marcará presença nesta prova. Para Tiago Monteiro: " É bom ver a Mariana determinada em lutar pelo título. É uma piloto cheia de talento e capacidades. Vai ter adversários de peso mas ela nunca se deixou i

SUPERCARS Endurance é a nova competição ibérica que junta GT4 e TCR

Chama-se SUPERCARS Endurance o novo campeonato de velocidade nascido na Península Ibérica, fruto da união de esforços entre a GT4 South European Series e o TCR Ibérico Endurance Series, 2021 promete concentrar as atenções dos amantes do desporto Automóvel, com um total de cinco provas, duas em Portugal e três em Espanha, num aliciante formato competitivo e técnico.  O lançamento deste campeonato vai permitir não só fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional quer nacional, mas também algumas europeias com carácter profissional, correspondendo às expetativas e ambições de pilotos e de equipas que procuravam algo de mais global e equilibrado. “Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um ‘up-grade’ às competições em circuito existentes na Península Ibérica. Pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguindo a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos. Será um campeonato internacional

Manuel Espírito Santo na Formula 4 Espanhola

Manuel Espírito Santo vai disputar em 2021 o Campeonato Espanhol de Formula 4 com a MP Motorsport, actual campeã em título. O jovem piloto de 17 anos, que fez um percurso bem sucedido no karting nacional nos últimos três anos, dá assim um passo em frente na sua carreira para competir ao mais alto nível numa das principais categorias de formação além fronteiras. A internacionalização da carreira desportiva de Manuel Espírito Santo vai ser apadrinhada e acompanhada por Pedro Lamy, que vê no jovem piloto um potencial enorme para vir a ser bem sucedido no panorama automobilístico internacional. O Campeonato será composto por sete jornadas triplas sendo que o piloto do Estoril irá ser um dos pilotos estreantes no campeonato. Apesar da novidade, Manuel já fez uma série de testes para se habituar ao monolugar e às exigências da equipa e tudo parece estar no caminho certo para a primeira jornada que vai ter lugar no emblemático circuito belga de Spa-Francorchamps a 30 de Abril e 1 de Maio. &qu